Sindicatos de bancários de todo o país realizam, nesta quinta-feira (13), assembleias para que a categoria possa deliberar sobre a minuta de reinvindicações, aprovada no último domingo (9) durante a 26ª Conferência Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro, para a renovação da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) da categoria, com previsão de vigência para o próximo biênio. Também serão submetidas à votação por assembleia as minutas de reivindicações aos Acordos Específicos de Trabalho (ACTs) dos bancos públicos e do Santander.
Somente após a aprovação nas bases é que se dará início às negociações da Campanha Nacional com a Federação Nacional do Bancos (Fenaban), para a renovação da CCT e dos ACTs por bancos.
Bancárias e bancários de Araraquara e região deverão votar, de maneira remota, pelo link https://bancarios.votabem.com.br/, no qual estarão disponíveis todas as informações à respeito da minuta. O período de votação será das 19h às 23h59 de quinta-feira (13).
Construção coletiva
As propostas da minuta foram o resultado de uma série de discussões feitas em conferências estaduais e regionais, em todo o país, e também com base na Consulta Nacional da categoria que, neste ano, contou com a participação de 46.824 respondentes, sendo que, desse total, 28% não associados aos sindicatos da categoria.
O presidente do Sindicato, Roberto Vicentim, destaca que a minuta foi construída levando em conta as prioridades da categoria. “Realizamos uma Consulta Nacional para saber o que é mais importante para os bancários e bancárias e levamos estes pontos para a Conferência Nacional. Lá, pudemos debater e elaborar uma minuta que, agora, será votada democraticamente pela categoria. A participação de todos nesta assembleia é fundamental para avançarmos mais uma etapa na luta pela manutenção dos nossos direitos e por novas conquistas", ressaltou.
Assim que aprovados pelas bases e enviados para as negociações com a Fenaban e com os bancos, começará a Campanha, tanto para a renovação da CCT da categoria, quanto para a renovação dos acordos específicos (ACTs) dos bancos públicos e do Santander, também com previsão de vigência para o próximo biênio. “Mais uma vez, a unidade é fundamental, para mantermos as cláusulas conquistadas e avançar em novas cláusulas, lembrando que, ao longo dos anos, a nossa categoria já demonstrou capacidade de organização de luta e, acreditamos que, em 2024 não será diferente", completou Juvandia Moreira, presidenta da Contraf-CUT e uma das coordenadoras do Comando Nacional.
A seguir, os eixos da pauta de reivindicações aprovados na 26ª Conferência Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro:
- Aumento real de 5% (inflação + 5%), PLR maior e ampliação de direitos
- Fim do assédio e dos instrumentos adoecedores na cobrança de metas
- Representação de todos os trabalhadores do ramo financeiro
- Defesa dos empregos, considerando os avanços tecnológicos no trabalho bancário
- Redução da taxa de juros para induzir o crescimento econômico e geração de emprego e renda
- Reforma tributária: tributar os super ricos e ampliar a isenção do IR na PLR
- Fortalecimento das entidades sindicais e da negociação coletiva
- Ampliação da sindicalização
- Fortalecimento do debate sobre a importância das eleições de 2024 para a classe trabalhadora na defesa de seus direitos e da democracia: eleger candidatos e candidatas que tenham compromisso com as pautas dos trabalhadores
> Confira a íntegra do edital de convocação para Assembleia Virtual
BB descumpre acordo e trabalhadores protestam em Dia Nacional de Luta, nesta quinta-feira (16)
Movimento sindical bancário realiza Conferência Livre do Meio Ambiente
Contraf-CUT nega nova proposta da Cassi de pagamento das cobranças feitas aos funcionários do BB
Nesta segunda-feira (13), Sindicatos e Itaú irão debater plano de saúde dos aposentados
Conquista da Campanha Nacional: Banco do Brasil apresenta novas funções
12 de janeiro: Caixa celebra 164 anos a serviço do desenvolvimento econômico e social do país!
Perguntas e Respostas sobre o Saúde Caixa
Bancários do Itaú aprovam Acordo Coletivo de Trabalho em Assembleia virtual
Fenae se reúne com a Sest nesta quarta-feira (8) para obter atualização sobre pautas essenciais aos empregados da Caixa
Institucional
Diretoria
História
Conteúdo
Acordos coletivos
Galeria
Notícias