Na tentativa de se reeleger, Bolsonaro deixou calote bilionário na Caixa
Banco estatal de 162 anos foi usado como arma da campanha do governo Bolsonaro, se valendo de manobras sem transparência, que expuseram a instituição a um nível de risco inédito na história recente
Data: 29/05/2023 às 16:22
Fonte: UOL Notícias, com informações de Seeb/BH e edição de Seeb Araraquara

Em campanha pela reeleição, em 2022, o governo Bolsonaro utilizou-se de órgãos públicos e do aparato estatal para tentar alavancar sua candidatura. A Caixa também foi vítima desta estratégia e acabou herdando um calote bilionário.

Por meio de uma medida provisória, o governo criou duas linhas de crédito no banco público para o eleitorado mais pobre, que recebia o Auxílio Brasil. A Caixa, por decisão do governo em pleno período eleitoral, liberou R$ 10,6 bilhões para 6,8 milhões de pessoas.

Em reportagem do UOL divulgada nesta segunda-feira (29) são narradas as estratégias utilizadas por Bolsonaro, "se valendo de manobras inéditas, sem transparência".

“Entre o primeiro e o segundo turno das eleições, a Caixa liberou R$ 7,6 bilhões. O programa é criticado por reduzir o valor do benefício social para pagar o empréstimo. Mais de 100 mil devedores foram excluídos do Bolsa Família este ano e o pagamento das parcelas do crédito é incerto”, explica a matéria do UOL. 

Veja aqui o texto na íntegra.

“Desde o começo do governo Bolsonaro, denunciamos a gestão irresponsável feita por Pedro Guimarães na Caixa. O uso eleitoreiro de um banco público que deve servir à população brasileira é gravíssimo. O que se mostrou foi o total desrespeito às empregadas, empregados e ao patrimônio do povo. Além disso, para tentar se reeleger, Bolsonaro endividou famílias que já sofrem para ter seu sustento no dia a dia. É desumano! Temos que reconstruir a Caixa com uma gestão responsável e que valorize as pessoas”, afirmou Eliana Brasil, diretora da Contraf-CUT.

 

Outras notícias

(16) 3336-6700 / 3335-6333 / 3331-3771

Rua Pedro Álvares Cabral, 1902 - Centro CEP: 14801-390 - Araraquara - SP

  • Siga-nos nas redes sociais:

2020 - www.bancariosararaquara.org.br - Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por: Connect Core