
Nesta sexta-feira, 7 de abril, é celebrado o Dia Mundial da Saúde. A data foi instituída pela Organização Mundial da Saúde (OMS), em 1948, para coincidir com a fundação da organização, sendo comemorada pela primeira vez em 1950.
A cada ano, o Dia Mundial da Saúde propõe ações e reflexões sobre um tema. Para 2023, quando a OMS completa 75 anos, foi escolhido o tema Saúde Para Todos.
O tema do Dia Mundial da Saúde deste ano dialoga diretamente com um orgulho dos brasileiros, o Sistema Único de Saúde (SUS), que coloca à disposição da população de forma gratuita e universal a atenção primária, média e de alta complexidade em saúde; serviços de urgência e emergência; atenção hospitalar; ações e serviços das vigilâncias epidemiológica, sanitária e ambiental; e assistência farmacêutica.
“O Brasil é o único país com mais de 200 milhões de habitantes com sistema de saúde público e universal. A pandemia de COVID-19 mostrou ainda mais a importância desse sistema, pois foi graças a ele que milhares de brasileiros afetados pela doença tiveram e ainda têm suas vidas salvas. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), cerca de 65% da população brasileira não possui acesso a um plano de saúde particular. Na prática, isso quer dizer que se não houver o SUS, essas pessoas não têm como garantir os cuidados básicos com a sua saúde, tanto em consultas de rotina como nos casos em que uma intervenção cirúrgica se faz necessária, por exemplo”, destaca a secretária geral do Sindicato dos Bancários de Araraquara e diretora de Saúde da Fetec-CUT/SP, Rosângela Lorenzetti.
Saúde, uma responsabilidade também do empregador
A dirigente enfatiza ainda que a promoção e preservação do direito à saúde não deve ser uma responsabilidade exclusiva do Estado, mas também do empregador.
“A luta em defesa da saúde dos trabalhadores é cotidiana e ultrapassa as políticas públicas. Numa sociedade em que o trabalho é direito e dever, e em que o trabalhador despende grande parte de seu tempo na empresa, esse ambiente deve estar voltado a lhe proporcionar saúde. Muito mais do que remuneração, precisamos ter nossa saúde preservada, nosso direito a um trabalho digno e decente”, defende Rosângela.
Oferecer condições de trabalho dignas, sem assédio, com ergonomia adequada, sem metas abusivas, evitando assim o adoecimento do trabalhador por questões relacionadas com o trabalho, é, portanto, uma obrigação do empregador.
Dentre as empresas mais lucrativas, no país e no mundo, os bancos ainda não investem como deveriam na saúde de seus funcionários. A categoria sofre com a pressão pelo cumprimento de metas individuais, muitas vezes cumpridas pela força do medo, sob pena de perder o emprego, num ambiente sem prevenção às doenças ocupacionais e mentais.
“Depois da pandemia, que mostrou ser uma obrigação dos estados e empregadores zelar pela proteção da vida de empregados, ficou claro para todos que segurança e saúde no trabalho têm que ser direitos humanos e fundamentais. E nessa luta, os sindicatos tiveram papel pioneiro no Brasil. Este mês é simbólico para tratar o assunto, mas, nossa categoria deve estar sempre, durante o ano todo, acompanhando sinais que necessitam de ajuda médica e psicológica. Lembramos que o sindicato está à disposição para orientação aos bancários. Você não está sozinho!”, reforça a dirigente.
O bancário pode entrar em contado por meio da secretaria da entidade pelo (16) 3336-6700, através do WhatsApp (16 98115-6150) ou falar diretamente com um dos diretores em visitas periódicas às agências.

CUSC cobra mais transparência e melhorias no atendimento durante reunião com gestores do Saúde Caixa

Super Caixa: participe da consulta e fortaleça a luta por mudanças no programa de remuneração variável

Bancários cobram soluções do INSS para entraves no acesso a benefícios previdenciários

Falta de segurança nos postos de atendimento do Mercantil coloca trabalhadores em risco

Banco do Brasil apresenta proposta insuficiente para recomposição das reservas da Cassi

Categoria bancária entrega minuta de reivindicações à Fenaban

Contraf-CUT entrega à Caixa minuta de reivindicações específicas dos empregados

Funcionários do Banco do Brasil entregam minuta de reivindicações à direção do banco

Entrega da minuta à Fenaban e Caravana da FETEC abrem a Campanha Nacional 2026
Institucional
Diretoria
História
Conteúdo
Acordos coletivos
Galeria
Notícias