
Em mais uma grande vitória dos associados, agora definitiva, a Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc), órgão regulador do governo federal, acaba de aprovar a implementação do novo regulamento do Previ Futuro, que inclui uma revisão da Tabela PIP (Pontuação Individual do Participante) e, como consequência, permitirá ao participante do plano aumentar sua reserva de poupança.
Antiga reivindicação dos associados encaminhada pelos dirigentes eleitos da Previ, a revisão da tabela vai acelerar o processo de pontuação que permite aumentar a contribuição adicional, conhecida como 2B, que o participante do Previ Futuro pode fazer à medida em que evolui na carreira funcional. A contribuição pode variar de 1% a 10% do salário de participação e o banco contribui com o mesmo percentual que o associado.
“Essa conquista é fruto de um trabalho coletivo, construído com diálogo, responsabilidade e, acima de tudo, compromisso com o futuro dos nossos colegas. Poder contribuir nesse processo ao lado de profissionais extremamente dedicados, e ver esse resultado se concretizar, beneficiando milhares de funcionários, é motivo de muito orgulho”, comemora Wagner Nascimento, diretor eleito de Seguridade da Previ.
Uma longa história de mobilização e negociação
Apresentada pelos dirigentes eleitos da Previ, a proposta de revisão da Tabela PIP vem sendo negociada desde 2018. Graças à mobilização do funcionalismo e de suas entidades representativas, a revisão da tabela foi incluída no acordo coletivo do funcionalismo do Banco do Brasil na Campanha Nacional dos Bancários de 2022. Recebeu aprovação do Conselho Deliberativo da Previ em janeiro de 2024 e da direção do BB em abril do mesmo ano. Em maio de 2025 foi referendada pela Secretaria de Coordenação e Governança das Empresas Estatais (Sest) e agora finalmente pela Previc.
Desde que foi criado, em 1998, o Previ Futuro nunca teve atualização de metodologia de cálculo da PIP, mesmo após várias mudanças nos planos de cargos e salários do banco. Wagner Nascimento lembra que depois das mudanças na jornada de trabalho e com o Performa, a Tabela PIP ficou prejudicada e estagnou a pontuação dos associados.
Com essa vitória, cerca de 17 mil associados do Previ Futuro da ativa poderão, pela primeira vez, elevar suas contribuições ao plano, com a contrapartida do Banco do Brasil. Ao todo, 63 mil associados serão beneficiados, ampliando sua capacidade de poupança previdenciária para garantir um futuro mais tranquilo.


GT de Saúde cobra explicações do Itaú sobre convocações indevidas, canal de denúncias e descontos em contracheques

Campanha de Sindicalização: SEEB Araraquara premia 24 bancários associados em sorteio especial de fim de ano

ANBIMA altera certificações em 2026: veja o que muda e como se preparar

Pesquisa de satisfação 2025: participe e diga sua opinião sobre o Saúde Caixa

Maioria dos trabalhadores considera sindicatos importantes e quer carteira assinada, aponta Vox Populi

Direção Nacional define data do Congresso da Contraf-CUT

As 4 engrenagens que tornam o crédito no Brasil um agente de empobrecimento

Santander promove reestruturação sem diálogo prévio e movimento sindical cobra reunião urgente

Caixa: Fechamento de agências prejudica a todos
Institucional
Diretoria
História
Conteúdo
Acordos coletivos
Galeria
Notícias