
Novembro é o mês de combate ao câncer de próstata. Assim como o Sindicato dos Bancários de Araraquara e região, entidades em todo o mundo se engajam na campanha Novembro Azul, para conscientizar os homens sobre a importância da prevenção.
"Seja por descuido ou preconceito, muitos homens acabam deixando de lado visitas periódicas ao médico e exames importantes que podem diagnosticar doenças graves. Por reconhecer a importância do diagnóstico precoce, já que as chances de cura são de 90%, reforçamos o apoio à Campanha que, mais do que falar exclusivamente sobre câncer de próstata, traz a ideia de promover a saúde geral do homem. Precisamos estar mais conscientes e deixar os preconceitos de lado. Sua saúde é o que tem de mais valioso! Cuide-se!", destaca o presidente do Sindicato, Paulo Roberto Redondo.
No Brasil, estimam-se 71.730 novos casos de câncer de próstata por ano para o triênio 2023-2025. Atualmente, é a segunda causa de óbito por câncer na população masculina.
A idade é o principal fator de risco para o câncer de próstata, sendo mais incidente em homens a partir da sexta década de vida, bem como, histórico familiar de câncer de próstata antes dos 60 anos e obesidade para tipos histológicos avançados.
Destaca-se também a exposição a agentes químicos relacionados ao trabalho, sendo responsável por 1% dos casos de câncer de próstata.
Diagnóstico
O câncer de próstata pode demorar a se manifestar, exigindo exames preventivos constantes para não ser descoberta em estágio avançado e potencialmente fatal. Os exames consistem na dosagem sérica do PSA e no exame de toque retal, que são complementares, pois cerca de 20% dos casos não são detectados pelo PSA. A Sociedade Brasileira de Urologia recomenda que todos os homens com 45 anos de idade ou mais façam o exame anualmente.
Sintomas
Os sintomas mais comuns do tumor são a dificuldade de urinar, frequência urinária alterada ou diminuição da força do jato da urina, dentre outros. Quem tem histórico familiar da doença deve avisar o médico, que indicará os exames necessários.
E como surgiu o Novembro Azul?
Surgida na Austrália, em 2003, durante o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, comemorado em 17 de novembro, a campanha Novembro Azul visa conscientizar os homens para que façam o exame de próstata regularmente.
No Basil, oficialmente, o Novembro Azul foi lançado em 2008, por ocasião do 35º Congresso Brasileiro de Urologia, no Rio de Janeiro.
O Novembro Azul, como é chamado no Brasil, e o Movember, como é conhecido mundialmente o movimento contra a doença, são exemplos de campanhas que visam conscientizar a população masculina sobre a importância das visitas ao urologista para o diagnóstico precoce de tumores na próstata.

Funcef: começou a prova de vida para aniversariantes de dezembro

Comissão de Trabalho da Câmara aprova projeto que resgata a homologação sindical nas rescisões de contrato

GT de Saúde cobra explicações do Itaú sobre convocações indevidas, canal de denúncias e descontos em contracheques

Campanha de Sindicalização: SEEB Araraquara premia 24 bancários associados em sorteio especial de fim de ano

ANBIMA altera certificações em 2026: veja o que muda e como se preparar

Pesquisa de satisfação 2025: participe e diga sua opinião sobre o Saúde Caixa

Maioria dos trabalhadores considera sindicatos importantes e quer carteira assinada, aponta Vox Populi

Direção Nacional define data do Congresso da Contraf-CUT

As 4 engrenagens que tornam o crédito no Brasil um agente de empobrecimento
Institucional
Diretoria
História
Conteúdo
Acordos coletivos
Galeria
Notícias