
Dezenas de sindicalistas de 24 países do continente americano promoveram, nesta terça-feira (28), um ato em defesa dos bancos públicos no centro financeiro de Fortaleza, cidade que sedia o evento. A atividade ocorreu logo após encontro temático da Aliança Latino-Americana dos Bancos Públicos, atividade preparatória da 5ª Conferência da UNI Américas.
A marcha passou por agências do Banco do Brasil, da Caixa Econômica Federal e do Banco do Nordeste. Em frente de cada uma foram feitas manifestações, com o objetivo de mostrar a importância dos bancos públicos para o desenvolvimento econômico e social.
Entre os participantes estavam a presidenta da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT), Juvandia Moreira, que também é vice presidenta da UNI Américas Finanças; o presidente da instituição, Sergio Palazzo; o presidente da UNI Américas, Hector Dáer; a secretária geral, Christy Hoffman; a secretária de Relações Internacionais da Contraf-CUT, Rita Berlofa; e a presidenta do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Ivone Silva.
A 5ª Conferência da UNI Américas acontece na quarta (29) e na quinta-feira (30), em Fortaleza. O evento reúne mais de 600 dirigentes sindicais de 24 países, que representam 124 organizações de trabalhadores filiadas à UNI Global Union. A Contraf-CUT, uma das anfitriãs do evento, participa com uma delegação de cerca de 100 sindicalistas.
O encontro, com o tema “Vamos defender nossos direitos e construir nosso futuro”, vai debater e construir uma agenda de atuação no novo cenário político que se desenha na região, onde, nos últimos anos, foram eleitos governos progressistas em vários países do continente latino-americano, como México, Chile, Argentina, Honduras, Peru, Bolívia, Colômbia.
Os temas em pauta incluem a defesa dos direitos humanos e o fortalecimento da democracia, com a participação dos trabalhadores e suas representações sindicais. Também será discutida a construção de alianças com os governos progressistas, em busca de soluções de problemas sociais, como diminuição da pobreza e da desigualdade, a luta contra o racismo e outras formas de discriminação.
Com sede em Montevidéu, a UNI Américas, à qual a Contraf-CUT é filiada, é o braço regional da UNI Global Union, que representa 20 milhões de trabalhadores em 150 países, nos setores de finanças, meios e entretenimento, esportes, cuidados, limpeza, segurança, comércio, cassinos, serviços postais, gráfica e embalagem e telecomunicações.

Santander divulga agenda de expediente de fim de ano para os empregados

Campanha de Sindicalização: Bancário do Mercantil é o contemplado com voucher-viagem de R$ 10 mil da Fetec-CUT/SP

Hoje é o último dia para participar da Campanha Natal Solidário: sua doação ainda pode transformar vidas

Super Caixa: empregados criticam programa de premiação do banco

Cassi: BB apresenta proposta de antecipação de valores aquém das necessidades da caixa de assistência

Senado avança em PEC que reduz jornada de trabalho para 36 horas semanais

Entenda por que Copom erra ao manter juros em 15%

Déficit do Saúde Caixa confirma acerto da categoria ao aprovar novo ACT

Categoria bancária reforça luta contra violência de gênero
Institucional
Diretoria
História
Conteúdo
Acordos coletivos
Galeria
Notícias