
Uma pesquisa encomendada pela Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa (Fenae), realizada entre os dias 5 e 23 de junho com 3.501 participantes do plano REG/Replan Saldado, revelou uma rejeição à proposta da Caixa e Funcef para a redução do equacionamento e uma insatisfação com a falta de transparência na construção da proposta.
Para o presidente da Fenae, Sergio Takemoto, o resultado da pesquisa mostra que os participantes querem ser incluídos no processo e que a construção de outra proposta é possível e necessária. “Como donos dos recursos da Fundação, os participantes estão dizendo que não aceitam as medidas da proposta da Caixa e da Funcef que retiram seus direitos, enquanto a Caixa segue sem assumir suas responsabilidades. Essa construção deve ser coletiva e incluir, imprescindivelmente, as entidades representativas dos participantes, por meio de um processo de negociação”, avaliou.
A pesquisa destacou os seguintes pontos de descontentamento entre os participantes:
Redução da pensão por morte, que atualmente corresponde a 80% do valor do benefício. Segundo a proposta, o benefício seria reduzido para 50% + 10% por dependente, limitado a 80%: 63% (2.195) discordam da medida, considerando que a redução vai afetar a segurança financeira dos dependentes. 30% (1.054) concordam e 7% (252) não têm elementos suficientes para avaliar.
Fim do pecúlio por morte, que atualmente está fixado em 2 vezes e meia o valor do benefício: 67% (2.338) dos respondentes discordam da exclusão do pecúlio, que é um apoio financeiro para as famílias em momento de necessidade. 27% (932) concordam com a exclusão e 7% (231) não têm elementos suficientes para avaliar.
Falta de transparência: a pesquisa revelou uma grande insatisfação dos participantes com a falta de transparência em relação à construção da proposta. 54% dos respondentes consideram que a construção da proposta não foi transparente e não levou em conta os interesses dos participantes. 34% (1.188) acreditam que a Fundação foi transparente. 11% (389) não souberam opinar sobre o tema e 1% (27) não respondeu.
Outros dados da pesquisa serão apresentados em live que será realizada pela Fenae no dia 10 de julho, às 16h, no Youtube da Fenae. Acompanhe!

Lançamento de livro sobre a Palestina livre, no Sindicato, é destaque na imprensa regional

Previ Futuro atinge marca histórica de R$ 40 bilhões em ativos

Governo planeja levar projeto 6x1 em regime de urgência

Nova estrutura de certificações da Anbima entra em vigor em 2026 e exige preparação dos bancários

Cassi homologa chapas para Eleições 2026; Sindicato e Contraf-CUT apoiam as chapas 2 e 55

Morosidade da Caixa atrasa pagamento dos deltas e Super Caixa

Congresso volta do recesso e projetos de interesse dos bancários entram em pauta

Isenção do IR até R$ 5 mil: vitória da luta dos trabalhadores

Sistema financeiro brasileiro nega crédito como direito e mantém lógica de exclusão social
Institucional
Diretoria
História
Conteúdo
Acordos coletivos
Galeria
Notícias