
A primeira vice-presidente escolhida na atual gestão é velha conhecida de parte dos empregados.
Henriete Bernabé foi aprovada pelo Conselho de Administração da Caixa nesta terça-feira, 14 de março, para assumir a vice-presidência de Riscos (Vicor). Empregada de carreira da Caixa há 24 anos, Henriete passou a integrar a direção do banco durante o governo Bolsonaro. Na gestão de Pedro Guimarães, foi dirigente na Vilop, atuando como diretora na DEOPC e, posteriormente, como vice-presidente da área, no período em que a logística e segurança da Caixa passou por processos de reestruturação, afetando os empregados e o atendimento de demandas.
Posteriormente, Henriete assumiu a Vimar, vice-presidência responsável por fundos de governo, como o FCVS, FGTS e DPVAT. No período, os empregados de áreas vinculadas à sua vice-presidência procuraram o movimento sindical para denunciar o risco de prejuízos no resultado consolidado na GDP decorrentes de decisões arbitrárias da administração. Após intervenção dos dirigentes da entidade, foram realizadas mudanças para evitar os impactos.
No mesmo período, o Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região recebeu outras denúncias de trabalhadores vinculados àquela vice-presidência, como o cancelamento unilateral de férias que já estavam acordadas e programadas, com a justificativa de “alta demanda” na Cevat. Após atuação das entidades representativas dos trabalhadores, a situação foi revertida. As reclamações de empregados eram recorrentes, sobretudo queixas de desrespeito à jornada e imposição de metas abusivas, com relatos do uso do teletrabalho como forma de evitar o controle da jornada e seus reflexos, “viabilizando” o atingimento das metas.
Após sair da Vimar, Henriete assumiu a vice-presidência de Habitação (Vihab). Com a saída de Pedro Guimarães após as denúncias de assédio moral e sexual, Henriete foi nomeada interinamente como presidente da Caixa, até a posse de Daniela Marques. Sua saída da Vihab ocorreu em janeiro deste ano.
O Conselho de Administração da Caixa entendeu que a candidata à vice-presidência da Vicor é adequada para assumir o cargo neste momento. O movimento sindical seguirá acompanhando as situações relacionadas às relações trabalhistas, às condições de trabalho dos empregados e fiscalizará a atuação dos dirigentes da empresa, denunciando e cobrando o que for necessário para que os bancários da Caixa tenham condições dignas e que a instituição permaneça executando seu papel como banco público.

CUSC cobra mais transparência e melhorias no atendimento durante reunião com gestores do Saúde Caixa

Super Caixa: participe da consulta e fortaleça a luta por mudanças no programa de remuneração variável

Bancários cobram soluções do INSS para entraves no acesso a benefícios previdenciários

Falta de segurança nos postos de atendimento do Mercantil coloca trabalhadores em risco

Banco do Brasil apresenta proposta insuficiente para recomposição das reservas da Cassi

Categoria bancária entrega minuta de reivindicações à Fenaban

Contraf-CUT entrega à Caixa minuta de reivindicações específicas dos empregados

Funcionários do Banco do Brasil entregam minuta de reivindicações à direção do banco

Entrega da minuta à Fenaban e Caravana da FETEC abrem a Campanha Nacional 2026
Institucional
Diretoria
História
Conteúdo
Acordos coletivos
Galeria
Notícias