Um projeto de lei (PL) que limita os juros do cartão de crédito em 8% ao mês foi apresentado à Câmara dos Deputados, nesta quinta-feira (16), pelo parlamentar carioca Lindbergh Farias (PT), que participa da campanha em favor de juros baixos.
Em sua página no Twitter, o deputado divulgou a iniciativa. “O projeto limita os juros ao máximo de 8% ao mês. Nossa campanha #JurosBaixosJa está só começando. Não podemos aceitar juros de mais de 400% ao ano”, disse no post.
O PL, que recebeu número 574/2023, se baseou em resolução do Banco Central de 2019 que, ao regular os juros do cheque especial, derrubou a taxa de mais de 300% para cerca de 150% ao ano. “No entanto, os juros do cartão de crédito seguem em patamar abusivo de mais de 400%”, criticou o Farias.
Para o secretário de Relações do Trabalho da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT), Jeferson Meira, o Jefão, “o projeto é fundamental para o Brasil, e a proposta se soma à campanha da categoria bancária por juros baixos que promoveu protestos em todo o Brasil na terça-feira”. Jefão, que também é responsável por acompanhar no Legislativo projetos de interesse da categoria em nome da Contraf-CUT, lembra que o maior endividamento das famílias brasileiras é exatamente com o cartão de crédito. “Precisamos de juros baixos já, para que o país saia do atoleiro, volte a produzir e gerar emprego e renda, e esse projeto fortalece essa nossa luta”, completa.
Acompanhe o andamento do PL no link da Câmara dos Deputados.
Setembro Amarelo: Agora é lei!
Com divulgação do INPC, veja como fica reajuste salarial e outras verbas da categoria
Bancários defendem no Congresso Nacional redução do IR na PLR
Banco do Brasil: Plano 1 da Previ volta a atuar com superávit
COE Itaú se reunirá na segunda-feira (15) com os representantes do banco
FUNCEF: Campanha sobre a meta atuarial esclareceu participantes e alerta sobre revisão anual da taxa
Fintechs: da promessa de modernização à rota para lavagem de dinheiro
Demissões no Itaú: Coordenação da COE se reuniu com o banco e pediu revisão de desligamentos
Sindicato reforça luta pela soberania e pelos direitos da classe trabalhadora
Institucional
Diretoria
História
Conteúdo
Acordos coletivos
Galeria
Notícias