
Um projeto de lei (PL) que limita os juros do cartão de crédito em 8% ao mês foi apresentado à Câmara dos Deputados, nesta quinta-feira (16), pelo parlamentar carioca Lindbergh Farias (PT), que participa da campanha em favor de juros baixos.
Em sua página no Twitter, o deputado divulgou a iniciativa. “O projeto limita os juros ao máximo de 8% ao mês. Nossa campanha #JurosBaixosJa está só começando. Não podemos aceitar juros de mais de 400% ao ano”, disse no post.
O PL, que recebeu número 574/2023, se baseou em resolução do Banco Central de 2019 que, ao regular os juros do cheque especial, derrubou a taxa de mais de 300% para cerca de 150% ao ano. “No entanto, os juros do cartão de crédito seguem em patamar abusivo de mais de 400%”, criticou o Farias.
Para o secretário de Relações do Trabalho da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT), Jeferson Meira, o Jefão, “o projeto é fundamental para o Brasil, e a proposta se soma à campanha da categoria bancária por juros baixos que promoveu protestos em todo o Brasil na terça-feira”. Jefão, que também é responsável por acompanhar no Legislativo projetos de interesse da categoria em nome da Contraf-CUT, lembra que o maior endividamento das famílias brasileiras é exatamente com o cartão de crédito. “Precisamos de juros baixos já, para que o país saia do atoleiro, volte a produzir e gerar emprego e renda, e esse projeto fortalece essa nossa luta”, completa.
Acompanhe o andamento do PL no link da Câmara dos Deputados.

Governo instala comitê do Plano Nacional de Cuidados “Brasil que Cuida”

Super Caixa: movimento sindical lança campanha Vendeu/Recebeu

Estudo da USP revela que alta de juros aumenta mais o desemprego entre homens negros

Santander divulga agenda de expediente de fim de ano para os empregados

Campanha de Sindicalização: Bancário do Mercantil é o contemplado com voucher-viagem de R$ 10 mil da Fetec-CUT/SP

Hoje é o último dia para participar da Campanha Natal Solidário: sua doação ainda pode transformar vidas

Super Caixa: empregados criticam programa de premiação do banco

Cassi: BB apresenta proposta de antecipação de valores aquém das necessidades da caixa de assistência

Senado avança em PEC que reduz jornada de trabalho para 36 horas semanais
Institucional
Diretoria
História
Conteúdo
Acordos coletivos
Galeria
Notícias