
A tecnologia trouxe facilidades, mas também abriu espaço para novos tipos de golpes que afetam principalmente as pessoas 60+, que não cresceram nesse ambiente digital. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) lançou uma campanha de conscientização para alertar a população sobre fraudes financeiras, com o humorista Fabio Porchat, que aborda o tema de forma leve e educativa.
Essa campanha vem num momento importante, pois, segundo a pesquisa TIC Domicílios 2023, enquanto 84% dos brasileiros com mais de 10 anos são usuários de internet, apenas 51% das pessoas com 60 anos ou mais acessam regularmente. Esse público, conhecido como geração prateada, enfrenta desafios para se adaptar ao ambiente digital, muitas vezes por falta de conhecimento e confiança.
Muitos idosos ainda têm dificuldades com as novas tecnologias, sentindo medo ou até incapacidade de lidar com celulares e internet. Segundo especialistas, é fundamental que eles recebam orientações e suporte para usar a tecnologia com segurança, pois hoje, a internet faz parte de praticamente todas as atividades diárias.
A campanha antifraudes da Febraban é uma aliada nesse processo, pois utiliza humor e uma linguagem simples para tornar as informações acessíveis. Em uma das peças publicitárias, a federação reforça que “banco nunca pede para você dizer a senha”, ajudando a desmistificar os processos e alertar sobre os cuidados necessários. Se acontecer com você, desliga que é golpe!

Golpes mais comuns
WhatsApp clonado: Golpistas se passam por você e pedem dinheiro para seus contatos. Nunca compartilhe códigos recebidos por SMS.
Phishing: Falsos e-mails e mensagens que parecem legítimos, mas têm o objetivo de roubar suas informações bancárias. Sempre desconfie de links e anexos. Não clique!
Falso suporte técnico: Criminosos ligam se passando por funcionários do banco, pedindo sua senha. Lembre-se: banco nunca pede sua senha por telefone.
Golpes no PIX: Falsos comprovantes de transferências são enviados para enganar, e o golpista pede pra devolver. Sempre confirme o recebimento de valores. Ligue para o banco!
Golpe de acesso remoto: Golpistas pedem para instalar um programa que acessa seu dispositivo ou convencem a vítima a clicar em um link malicioso. Nunca permita acesso remoto sem confirmação!
Golpe do falso empréstimo: Criminosos oferecem empréstimos com condições muito atrativas, mas exigem o pagamento de uma taxa antecipada para liberar o valor. Desconfie de qualquer proposta que peça pagamento adiantado e sempre verifique a instituição financeira antes de fechar qualquer contrato.
Como se prevenir
Tenha atenção a estes pontos:
- Desconfie de mensagens ou ligações que pedem informações pessoais. Bancos nunca solicitam dados como senhas ou códigos por telefone ou SMS;
- Ative a verificação em duas etapas no WhatsApp e em outros aplicativos;
- Nunca compartilhe senhas ou códigos com ninguém;
- Confirme as transações bancárias diretamente no app oficial ou com seu banco, nunca com terceiros.
A tecnologia pode ser um novo mundo para muitos, mas com atenção e as informações corretas, é possível navegar por ele de forma segura. Acesse o portal clicando aqui.

Funcef: começou a prova de vida para aniversariantes de dezembro

Comissão de Trabalho da Câmara aprova projeto que resgata a homologação sindical nas rescisões de contrato

GT de Saúde cobra explicações do Itaú sobre convocações indevidas, canal de denúncias e descontos em contracheques

Campanha de Sindicalização: SEEB Araraquara premia 24 bancários associados em sorteio especial de fim de ano

ANBIMA altera certificações em 2026: veja o que muda e como se preparar

Pesquisa de satisfação 2025: participe e diga sua opinião sobre o Saúde Caixa

Maioria dos trabalhadores considera sindicatos importantes e quer carteira assinada, aponta Vox Populi

Direção Nacional define data do Congresso da Contraf-CUT

As 4 engrenagens que tornam o crédito no Brasil um agente de empobrecimento
Institucional
Diretoria
História
Conteúdo
Acordos coletivos
Galeria
Notícias