Assim que o ano começa, para muitos bancários e bancárias surge uma dúvida: quando será o pagamento da Participação nos Lucros e Resultados (PLR)?
Fruto de diversas negociações do movimento sindical bancário ao longo dos anos, o direito à PLR não é um “presente” dado pelos banqueiros. A PLR é uma conquista da mobilização e unidade dos bancários e bancárias junto ao Sindicato.
Como os atuais acordos coletivos, frutos da campanha salarial de 2022, foram definidos com validade de 2 anos, o movimento sindical bancário garantiu que no 1º semestre deste ano aconteça pagamento da PLR. Chamado de ‘2ª parcela da PLR’, o valor é referente ao exercício 2023 e está acordado para acontecer da seguinte forma:
- Até dia 1º de março de 2024 para os bancários e bancárias dos bancos privados;
- Até o dia 31 de março de 2024 para os empregados e empregadas da Caixa Econômica Federal;
- Até dez dias úteis “após a data de distribuição dos dividendos ou JCP - Juros sobre Capital Próprio aos acionistas" para os bancários e bancárias do Banco do Brasil.
Os bancários e bancárias foram os primeiros a conquistar a PLR prevista na Convenção Coletiva de Trabalho (CCT), em 1995. O direito foi aprimorado durante a Campanha Salarial de 2007, quando foi garantido o valor adicional ao benefício. Posteriormente, em 2013, foi conquistado outro avanço: os trabalhadores passaram a possuir o direito à PLR sem Imposto de Renda (IR) para determinados valores e, a partir destes, descontos progressivos.
Em maio deste ano, o governo reajustou a tabela do IR sobre a PLR de 2023. De acordo com a nova tabela, portanto, quem receber até R$ 7.407,11, a partir de maio, estará isento de pagar imposto de renda. A partir deste valor, as alíquotas são 7,5%, 15%, 22,5% e 27,5%, com as respectivas deduções. (Vide tabela).
Neste ano haverá nova campanha salarial; as atuais convenções coletivas têm validade até dia 31 de agosto de 2024. Na renovação dos acordos coletivos da categoria são fundamentais a unidade e mobilização dos trabalhadores para garantir as conquistas e manutenção de direitos, incluindo a continuidade do pagamento da PLR em 2024 e anos seguintes.
Fortaleça essa luta se sindicalizando e incentivando os colegas de banco a se associarem ao Sindicato.
10 motivos para você ir às ruas no 7 de setembro defender a soberania nacional
Sindicato convoca bancários do Bradesco para assembleia virtual sobre PPR e PRB
BB confirma pagamento da PLR para 12 de setembro
Bancários realizarão ato em defesa do Banco do Brasil e do povo brasileiro
Live: Afubesp comenta decisão da Previc sobre retirada de patrocínio do Banesprev
Caixa prevê cobrar 17 mensalidades e reajuste de até 71,4% para o Saúde Caixa em 2026. Luta pelo reajuste zero precisa ser intensificada
Bancários definem resoluções em defesa da soberania nacional, da democracia e da categoria e ato em defesa do Banco do Brasil
27ª Conferência relembra greve de 1985 que mudou a história da categoria bancária
Como novas tecnologias impactam na movimentação de empregos do ramo financeiro
Institucional
Diretoria
História
Conteúdo
Acordos coletivos
Galeria
Notícias