“Os sentimentos de empatia, de amor e de solidariedade nos levam a nos inclinarmos sobre os caídos no caminho, a revitalizar as terras devastadas, a purificar a água e limpar o ar e o solo envenenados.” Este é um trecho do texto “A espiritualidade e o eventual fim da espécie humana”, do professor, teólogo e filósofo Leonardo Boff, que será debatido na 6ª Roda de Conversa da Agenda Latino-americana, nesta sexta-feira (2), a partir das 19h.
O próprio autor fará parte do debate. Leonardo Boff dividirá a mesa, ou melhor, a tela, com o monge beneditino Marcelo Barros, com o editor da revista Senso e cientista da religião, Jonathan Félix, e com a fisioterapeuta e ativista social, Sarah Suzan. A atividade será transmitida, ao vivo, a partir das 19h, pelo Facebook e pelo canal no Youtube da Agenda Latino-americana e pelo canal da Comunidade Bremen. Quem acompanhar ao vivo poderá fazer perguntas e comentários sobre o tema em debate.
A Agenda
A Agenda Latino-americana é um projeto criado há 30 anos por Dom Pedro Casaldáliga e por José María Vigil para contribuir com a reflexão sobre questões políticas e sociais numa perspectiva construtiva e crítica, comprometida com causas que afetam a humanidade em escala global, a partir da identidade latino-americana e que, durante todos estes anos, tem contribuído para a formação libertadora de mulheres e homens que, de forma consciente, assumem o compromisso de lutar pela mudança da triste realidade social na qual vivemos.
A Agenda Latino-americana, que já nos trouxe reflexões sobre igualdade de gênero; sobre o “tsuname” tecnológico e suas consequências para a sociedade; sobre desigualdade e propriedade; direitos humanos; democracia; socialismo; economia; e tantos outros temas de fundamental importância, neste ano nos ajuda a refletir sobre as conquencias da devastação do planeta e alerta para que a humanidade não apenas pare de consumir desenfreadamente, como também promova ações para a recuperação do que já foi devastado, ou será tarde demais e a natureza nos imporá suas consequências, como, por exemplo, as pandemias.
Justamente em decorrência da pandemia de Covid-19, a equipe da edição brasileira optou pela não impressão da agenda neste ano e disponibilizou todos os textos na internet. Além disso, mensalmente, sempre na primeira sexta-feira do mês, promove debates sobre um dos textos veiculados na edição de 2021.
6ª Roda de Conversa da Agenda Latino-americana
Sexta-feira, 2 de junho
A partir das 19h, ao vivo:
Youtube
https://www.youtube.com/watch?v=6c7iNNMKmgU
Facebook
https://www.facebook.com/112979903960147/posts/257948189463317/
Comunidade Bremen
https://www.youtube.com/watch?v=CglA52er96w
Texto base
https://bit.ly/3gqFMg0
Contratação de mais um ex-BC pelo Nubank expõe relação de interesse entre agentes reguladores e fintechs
Dia Nacional de Luta expõe contradições do Itaú: lucro bilionário, demissões e agência fechada em Araraquara
Julho das Pretas: mês celebra resistência e luta das mulheres negras no Brasil
Últimos dias para bancários e bancárias se inscreverem no 2º Festival de Música Autoral da Contraf-CUT
Negociações sobre ACT do Saúde Caixa começam ainda neste mês
SuperCaixa, problemas no VPN e Saúde Caixa foram pauta em reunião com a Caixa
Conferência nacional marca novo momento de escuta e valorização de aposentadas e aposentados do ramo financeiro
Sindicato reforça luta contra terceirização fraudulenta em audiência pública na Câmara Municipal de Araraquara
Sindicato promove atualização sobre mudanças nas Certificações ANBIMA
Institucional
Diretoria
História
Conteúdo
Acordos coletivos
Galeria
Notícias