
Estelionatários têm feito cada vez mais vítimas com golpes bancários. E são variados os tipos de fraudes. Uma delas é por meio de falsas ligações telefônicas.
Para evitar a ação de golpistas, o Banco Central tem emitido recomendações periódicas com o objetivo de alertar a população sobre práticas seguras e não deixar os clientes caírem em golpes.
Confira abaixo algumas recomendações:
Como evitar golpes
- Desconfie de ligações recebidas de pessoas que alegam trabalhar para o banco e que solicitam acesso ao aplicativo instalado no seu smartphone para executar procedimentos de segurança.
- Não responda e-mails nem clique em links ou documentos recebidos por SMS, e-mails ou apps de mensagem, que normalmente trazem informações sobre suspeitas de compra ou orientações de segurança.
- Se receber uma ligação desse tipo, não realize nenhum procedimento a pedido do suposto atendente. Você deve entrar em contato com seu gerente ou os canais oficiais do banco para confirmar a informação.
- Ao receber uma ligação suspeita, o cliente deve desligar, pegar o número de telefone que está no cartão bancário e ligar de outro aparelho para tirar a limpo a história.
-Outra recomendação é desconfiar de promessas de vantagens exageradas. Jamais deposite dinheiro na conta de quem quer que seja com a finalidade de ‘garantir negócio’.
- O cliente deve sempre pedir para lhe enviarem a proposta por escrito. E verifique se ela confere com as promessas verbais.
- Em qualquer caso, se desconfiar da oferta, deve procurar os canais da instituição financeira que realizou a oferta a fim de confirmar se ela presta serviço ao banco.
O que fazer se for vítima de fraude ou golpe?
Entre em contato com o banco ou a agência mais próxima o mais rápido possível. É recomendado também registrar ocorrência policial.
Para registrar uma ocorrência policial, acesse o site da Delegacia Eletrônica para registro online ou procure a Delegacia de Polícia mais próxima.

Lançamento de livro sobre a Palestina livre, no Sindicato, é destaque na imprensa regional

Previ Futuro atinge marca histórica de R$ 40 bilhões em ativos

Governo planeja levar projeto 6x1 em regime de urgência

Nova estrutura de certificações da Anbima entra em vigor em 2026 e exige preparação dos bancários

Cassi homologa chapas para Eleições 2026; Sindicato e Contraf-CUT apoiam as chapas 2 e 55

Morosidade da Caixa atrasa pagamento dos deltas e Super Caixa

Congresso volta do recesso e projetos de interesse dos bancários entram em pauta

Isenção do IR até R$ 5 mil: vitória da luta dos trabalhadores

Sistema financeiro brasileiro nega crédito como direito e mantém lógica de exclusão social
Institucional
Diretoria
História
Conteúdo
Acordos coletivos
Galeria
Notícias