
O Santander confirmou que a segunda parcela da PLR (Participação nos Lucros e Resultados) será paga no dia 28 de fevereiro, junto com o pagamento da folha salarial. O valor é referente ao exercício de 2024, descontando o adiantamento realizado em setembro do ano passado.
Na mesma data, também será pago o Programa Próprio de Resultados do Santander (PPRS) que, neste ano, será de R$ 3.672,26.
“O PPRS é uma conquista importante dos trabalhadores do Santander e do Sindicato, garantida no Acordo Coletivo de Trabalho específico do banco”, enfatiza Wanessa de Queiroz Paixão, coordenadora da Comissão de Organização dos Empregados do Santander e diretora executiva da Fetec-CUT/.
O anuncio do pagamento da PLR Santander 2025 (segunda parcela da PLR 2024) foi feito um dia depois da divulgação do balanço do Santander – o banco obteve 13,8 bilhões de lucro em 2024, aumento de 48,6% em relação a 2023.
A PLR dos bancários foi garantida após a aprovação, em assembleia, e assinatura da Convenção Coletiva de Trabalho da categoria bancária, em 2024.
A Campanha Nacional Unificada dos Bancários de 2024 garantiu para 2025 reajuste do INPC mais 0,5% de aumento real, em todos os valores fixos da PLR, no VA e VR e em todas as demais verbas previstas nas cláusulas econômicas da CCT, como auxílio-creche/babá, gratificações, auxílio home office, etc.
PLR bancários
O reajuste de 0,5% acima do INPC incidirá também sobre a Participação nos Lucros e Resultados, nas parcelas fixa e adicional e sobre os tetos. A PLR dos bancários é paga em duas etapas: a primeira foi paga até 30 de setembro de 2024 (prazo previsto na CCT para que os bancos realizem o crédito).
Já a segunda parcela da PLR virá em 2025, com o fechamento do balanço dos bancos e a consolidação dos seus lucros. Os bancos têm até 1º de março de 2025 para creditar a parcela final da PLR 2024.
A PLR é uma conquista importante da categoria bancária – junto do movimento sindical –, que foi a primeira a garantir este direito em Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) Nacional, em 1995. Desde então, a PLR bancários passou por muitos ajustes e melhorias, resultando em valores cada vez maiores.
“A PLR não é benefício do banco. É uma conquista dos trabalhadores bancários ao lado do Sindicato, resultado da organização e da mobilização da nossa categoria. Por meio da PLR, uma parte do lucro dos bancos lucro é dividida com trabalhadores, que podem assim elevar sua remuneração anual”, ressalta Wanessa.

Morosidade da Caixa atrasa pagamento dos deltas e Super Caixa

Congresso volta do recesso e projetos de interesse dos bancários entram em pauta

Isenção do IR até R$ 5 mil: vitória da luta dos trabalhadores

Sistema financeiro brasileiro nega crédito como direito e mantém lógica de exclusão social

Sindicato garante avanços e alerta bancários sobre direitos e prazos no Bradesco

Caixa responde ofício da Contraf-CUT e marca negociação com a CEE

Dia da Visibilidade Trans expõe as contradições entre direitos, trabalho e violência

Mesmo com inflação desacelerando, BC escolhe penalizar população com juros em 15%

Doenças afastaram 4,1 milhões de trabalhadores de suas funções em 2025
Institucional
Diretoria
História
Conteúdo
Acordos coletivos
Galeria
Notícias