O Santander confirmou que a segunda parcela da PLR (Participação nos Lucros e Resultados) será paga no dia 28 de fevereiro, junto com o pagamento da folha salarial. O valor é referente ao exercício de 2024, descontando o adiantamento realizado em setembro do ano passado.
Na mesma data, também será pago o Programa Próprio de Resultados do Santander (PPRS) que, neste ano, será de R$ 3.672,26.
“O PPRS é uma conquista importante dos trabalhadores do Santander e do Sindicato, garantida no Acordo Coletivo de Trabalho específico do banco”, enfatiza Wanessa de Queiroz Paixão, coordenadora da Comissão de Organização dos Empregados do Santander e diretora executiva da Fetec-CUT/.
O anuncio do pagamento da PLR Santander 2025 (segunda parcela da PLR 2024) foi feito um dia depois da divulgação do balanço do Santander – o banco obteve 13,8 bilhões de lucro em 2024, aumento de 48,6% em relação a 2023.
A PLR dos bancários foi garantida após a aprovação, em assembleia, e assinatura da Convenção Coletiva de Trabalho da categoria bancária, em 2024.
A Campanha Nacional Unificada dos Bancários de 2024 garantiu para 2025 reajuste do INPC mais 0,5% de aumento real, em todos os valores fixos da PLR, no VA e VR e em todas as demais verbas previstas nas cláusulas econômicas da CCT, como auxílio-creche/babá, gratificações, auxílio home office, etc.
PLR bancários
O reajuste de 0,5% acima do INPC incidirá também sobre a Participação nos Lucros e Resultados, nas parcelas fixa e adicional e sobre os tetos. A PLR dos bancários é paga em duas etapas: a primeira foi paga até 30 de setembro de 2024 (prazo previsto na CCT para que os bancos realizem o crédito).
Já a segunda parcela da PLR virá em 2025, com o fechamento do balanço dos bancos e a consolidação dos seus lucros. Os bancos têm até 1º de março de 2025 para creditar a parcela final da PLR 2024.
A PLR é uma conquista importante da categoria bancária – junto do movimento sindical –, que foi a primeira a garantir este direito em Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) Nacional, em 1995. Desde então, a PLR bancários passou por muitos ajustes e melhorias, resultando em valores cada vez maiores.
“A PLR não é benefício do banco. É uma conquista dos trabalhadores bancários ao lado do Sindicato, resultado da organização e da mobilização da nossa categoria. Por meio da PLR, uma parte do lucro dos bancos lucro é dividida com trabalhadores, que podem assim elevar sua remuneração anual”, ressalta Wanessa.
Encontro Nacional dos Funcionários do Bradesco acontece em 22 de agosto em São Paulo
Encontro Nacional dos Funcionários do Banco Itaú-Unibanco discutirá impactos da inteligência artificial e condições de trabalho
Empregados reafirmam que a solução para o Saúde Caixa passa, necessariamente, pelo reajuste zero e pelo fim do teto de 6,5%
Artigo: Regulamentar para proteger. O papel social das redes
Bancários rejeitam pejotização irrestrita e defendem contratação via CLT
Impactos da IA e Soberania são temas da 27ª Conferência Estadual da FETEC-CUT/SP
Envelhecimento com dignidade: conferência livre, promovida pela CUT, define pautas para pessoa idosa
Faltam 8 dias para o início da 27ª Conferência Nacional dos Bancários
COE do Mercantil avança em negociação sobre PLR própria e auxílio educacional
Institucional
Diretoria
História
Conteúdo
Acordos coletivos
Galeria
Notícias