O Sindicato dos Bancários de Araraquara e região, representado por seu presidente Paulo Roberto Redondo e pelos diretores Marcelo Fabiano Siqueira, Paulo Vicente Fernandes e Andréia Cristina de Campos, somou-se à mobilização de dezenas de mulheres em protesto ao vereador de São Carlos Paraná Filho.
O ato ocorreu na noite de terça-feira (14), na Câmara Municipal de São Carlos, motivado pelo comportamento machista do parlamentar, que nas últimas sessões travou embates com a vereadora Raquel Auxiliadora, referindo-se a ela com expressões consideradas agressões verbais.
Quando Paraná Filho utilizou a tribuna livre durante a sessão manifestantes vaiaram, viraram as costas e exibiram cartazes com frases "machistas não passarão", "vai ter mulheres na política sim", "chega de misoginia", dentre outras.
O ato contou, ainda, com a presença de membros do Sindicato dos Metalúrgicos, do Sindicado dos Servidores Públicos e Autárquicos de São Carlos e Dourado (SINDSPAM), do Sindicato dos Docentes em Instituições Federais de Ensino Superior dos Municípios de São Carlos, Araras, Sorocaba e Lagoa do Sino (ADUFSCar) e partidos políticos.
“As falas do vereador em questão são repugnantes. Temos um parlamentar, que deveria exercer a sua missão de representante do povo e zelar pelo respeito às mulheres, desferindo palavras de baixo calão, em claras atitudes de misoginia e mostrando seu total despreparo para uma função tão importante. Como entidade cidadã, prestamos nossa solidariedade à vereadora e repudiamos todo tipo de violência contra a mulher”, destacou a diretora do Sindicato, Andréia C. de Campos.
“Apenas a presença feminina maciça nas instâncias de poder será capaz de assegurar mudanças numa sociedade marcada pelo machismo. É válido destacar, ainda, a importância de se levar adiante projetos de interesse da população brasileira e que protejam os direitos da mulher e entender que a participação das mulheres na política “não é contra os homens”, mas a favor de uma sociedade mais justa e igualitária”, acrescentou Paulinho, presidente do Sindicato.
Bancários realizarão ato em defesa do Banco do Brasil e do povo brasileiro
Live: Afubesp comenta decisão da Previc sobre retirada de patrocínio do Banesprev
Caixa prevê cobrar 17 mensalidades e reajuste de até 71,4% para o Saúde Caixa em 2026. Luta pelo reajuste zero precisa ser intensificada
Bancários definem resoluções em defesa da soberania nacional, da democracia e da categoria e ato em defesa do Banco do Brasil
27ª Conferência relembra greve de 1985 que mudou a história da categoria bancária
Como novas tecnologias impactam na movimentação de empregos do ramo financeiro
Revisão do sistema financeiro nacional precisa ser feita com urgência
Inteligência Artificial em debate: impactos, riscos e a defesa dos direitos sociais
Manutenção da democracia brasileira passa pela eleição de senadores progressistas em 2026
Institucional
Diretoria
História
Conteúdo
Acordos coletivos
Galeria
Notícias