A noite desta quinta-feira (16) foi de celebração para o Sindicato dos Bancários de Araraquara e região, que teve sua atuação na defesa da classe trabalhadora, na luta sindical e redemocratização do país reconhecida com a entrega de Diploma de Honra ao Mérito em sessão solene na Câmara Municipal.
A homenagem, de autoria do vereador Alcindo Sabino, reuniu representantes do Sindicato, da CUT-Subsede São Carlos e do Executivo, além de familiares dos sindicalistas que compõem a atual diretoria da entidade.
Em seu discurso, o presidente Paulo Roberto Redondo reforçou a missão do Sindicato, agradeceu a iniciativa do legislativo municipal e a todos os bancários e bancárias que apoiam a entidade e se fazem fundamentais na construção de sua trajetória de sucesso e conquistas.
“Ao longo de seus 37 anos, nossa entidade tornou-se uma convenção de muitas lutas feitas pelos bancários e bancárias. Muitas dessas lutas e das nossas conquistas abrem espaço para que outras categorias e outros ramos de atividade possam também avançar em questões que vão além das melhorias das condições de trabalho e remuneração. Este reconhecimento nos fortalece e nos motiva ainda mais para nos reinventarmos e seguirmos acompanhando com dinamismo as transformações, sem nunca esmorecer no compromisso pela construção de futuro melhor para nossa categoria e toda a classe trabalhadora”, destacou Paulinho.
A entidade faz parte da luta em prol dos trabalhadores como organização sindical desde 1987, mas antes já se organizava e se engajava pelas causas sociais num movimento coletivo por justiça e cidadania plena.
A solenidade também contou com uma homenagem póstuma à Sebastião Geraldo Cardozo. Tião, como era conhecido pelo movimento sindical bancário, foi o fundador do Sindicato de Araraquara e região, diretor da Fetec-CUT/SP, secretário-geral e vice-presidente da CUT/SP. Notorizou-se como uma das grandes lideranças políticas do estado e dedicou grande parte de sua vida à militância por uma sociedade pautada pelos direitos dos trabalhadores, aposentados e pela igualdade social.
Assista aqui a íntegra da sessão solene em homenagem ao Sindicato:
Bancários realizarão ato em defesa do Banco do Brasil e do povo brasileiro
Live: Afubesp comenta decisão da Previc sobre retirada de patrocínio do Banesprev
Caixa prevê cobrar 17 mensalidades e reajuste de até 71,4% para o Saúde Caixa em 2026. Luta pelo reajuste zero precisa ser intensificada
Bancários definem resoluções em defesa da soberania nacional, da democracia e da categoria e ato em defesa do Banco do Brasil
27ª Conferência relembra greve de 1985 que mudou a história da categoria bancária
Como novas tecnologias impactam na movimentação de empregos do ramo financeiro
Revisão do sistema financeiro nacional precisa ser feita com urgência
Inteligência Artificial em debate: impactos, riscos e a defesa dos direitos sociais
Manutenção da democracia brasileira passa pela eleição de senadores progressistas em 2026
Institucional
Diretoria
História
Conteúdo
Acordos coletivos
Galeria
Notícias