
Na última sexta-feira, 7 de março, o Sindicato dos Bancários de Araraquara e Região prestou sua homenagem às trabalhadoras do ramo financeiro em visitas às agências bancárias do município.
“Celebrar o Dia Internacional da Mulher com as mulheres bancárias e parabeniza-las é uma ação tradicional do Sindicato. É uma forma de demonstrarmos todo o nosso carinho, respeito e admiração por quem é sinônimo de amor e da coragem que move e transforma. É também uma oportunidade de relembrarmos que esta é uma data política, cuja maior simbologia é de força e luta”, explicou o presidente da entidade, Paulo Roberto Redondo.
Além da entrega de um brinde personalizado como forma de reconhecimento, numa parceria entre Sindicato e Fetec-CUT/SP, os diretores dialogaram sobre a importância da reflexão acerca de pautas tão fundamentais para toda a sociedade, como o combate à violência de gênero, a defesa dos direitos, por igualdade de oportunidades, respeito e valorização.
Se hoje temos as mulheres em cargos antes majoritariamente ocupados por homens, mesmo após séculos de luta pela afirmação da figura feminina na sociedade, elas ainda permanecem sem o devido reconhecimento de sua importância no mundo do trabalho. Mulheres dedicam, em média, 2,3 horas a mais que os homens por semana, somando trabalhos remunerados, afazeres domésticos e cuidados de pessoas. Com nível educacional mais alto, ganham em média 78,9% do rendimento deles.
“As dificuldades para ascendermos na carreira são inúmeras. Começa com a participação ativa na administração da casa e nos cuidados com a família, junto com uma grande cobrança social. Também precisamos superar processos de seleção cercados de subjetividades vinculadas à visão estereotipada sobre nossa capacidade. A história prova, entretanto, que a luta coletiva em busca da igualdade, valorização e respeito vem dando resultados, ainda que lentamente. A aprovação da Lei de Igualdade Salarial vem para trazer dignidade às mulheres e esperança para as futuras trabalhadoras, de terem emprego livre de discriminação”, destacou a secretária geral do Sindicato, Andréia C. de Campos.
> Confira aqui a galeria de fotos
Parabéns a todas as mulheres! Apoiar suas conquistas e lutar por seus direitos é reconhecer a sua força!

Congresso volta do recesso e projetos de interesse dos bancários entram em pauta

Isenção do IR até R$ 5 mil: vitória da luta dos trabalhadores

Sistema financeiro brasileiro nega crédito como direito e mantém lógica de exclusão social

Sindicato garante avanços e alerta bancários sobre direitos e prazos no Bradesco

Caixa responde ofício da Contraf-CUT e marca negociação com a CEE

Dia da Visibilidade Trans expõe as contradições entre direitos, trabalho e violência

Mesmo com inflação desacelerando, BC escolhe penalizar população com juros em 15%

Doenças afastaram 4,1 milhões de trabalhadores de suas funções em 2025

Funcef detalha alternativas para resolver passivo previdenciário que atinge empregados da Caixa
Institucional
Diretoria
História
Conteúdo
Acordos coletivos
Galeria
Notícias