O Sindicato dos Bancários de Araraquara e região tem realizado uma série de protestos contra a gestão desumana do Itaú, que demite mesmo com aumento do seu lucro bilionário. Nesta quarta-feira (11), a manifestação ocorreu em frente à agência localizada na Vila Xavier.
Durante a atividade, diretores do Sindicato dialogaram com os bancários e bancárias e denunciaram aos clientes e a população os desligamentos em massa promovidos pelo banco nas unidades lotadas na base da entidade.
Foram 17 bancários demitidos apenas este ano; somente na agência da Vila Xavier, ocorreram três demissões em 45 dias, como explica a secretária geral do Sindicato, Andréia C. de Campos.
“Nossa manifestação de hoje visa demonstrar à sociedade que, por trás das belas propagandas milionárias patrocinadas pelo Itaú, tem profissionais perdendo seus empregos e clientes sendo prejudicados com a precarização do atendimento, aumento dos juros e das tarifas bancárias”, acrescenta a diretora.
O secretário de Saúde, Condições de Trabalho e Assuntos Jurídicos do Sindicato, André Luiz de Souza, também ressalta que a sobrecarga de trabalho – causada pelas demissões e acúmulo de clientes em um número menor de agências – associada à pressão por metas tem feito disparar os casos de adoecimento psíquico nos trabalhadores do Itaú.
“Por isto mesmo, a atividade de hoje faz parte também da campanha nacional Menos Metas, Mais Saúde, que busca chamar a atenção da sociedade para a gravidade desta situação. O Sindicato é veementemente contra as demissões sem que minimamente haja a oportunidade de mudar para outra função, ainda mais quem performa adequadamente, e não cessará os protestos até que medidas sejam tomadas pela direção do Itaú de maneira efetiva contra o assédio moral que impera dentro do banco”, completa o dirigente.
Vale lembrar que, somente em 2022, o Itaú lucrou mais de R$ 30 bilhões, com crescimento de 14,5%. O Sindicato reitera que não existe forma humanizada de um banco como o Itaú, altamente lucrativo, demitir pais e mães de família que construíram seus resultados positivos. Um banco tão lucrativo não pode continuar desrespeitando seus trabalhadores e atuando sem responsabilidade social!
Sindicato lança campanha solidária em prol dos idosos: juntos pelo futuro que queremos
Estudo revela que 1% mais rico concentra 27,4% da renda no Brasil
Itaú divulga data do crédito da PLR e do PCR
Bancários aprovam proposta do Bradesco para novo PPR Supera
Receita enquadra fintechs nas mesmas exigências de transparência dos bancos
Representantes do GT Banco do Futuro definem pautas da próxima reunião com a Caixa
Bancários do Bradesco votam proposta do Programa Supera em assembleias nesta sexta-feira (29)
Fake News sobre “taxação do PIX” favoreceu esquema bilionário do PCC
Sindicato celebra o Dia do Bancário com sorteio de prêmios para associados!
Institucional
Diretoria
História
Conteúdo
Acordos coletivos
Galeria
Notícias