
O Sindicato dos Bancários de Araraquara e região tem realizado uma série de protestos contra a gestão desumana do Itaú, que demite mesmo com aumento do seu lucro bilionário. Nesta quarta-feira (11), a manifestação ocorreu em frente à agência localizada na Vila Xavier.
Durante a atividade, diretores do Sindicato dialogaram com os bancários e bancárias e denunciaram aos clientes e a população os desligamentos em massa promovidos pelo banco nas unidades lotadas na base da entidade.
Foram 17 bancários demitidos apenas este ano; somente na agência da Vila Xavier, ocorreram três demissões em 45 dias, como explica a secretária geral do Sindicato, Andréia C. de Campos.
“Nossa manifestação de hoje visa demonstrar à sociedade que, por trás das belas propagandas milionárias patrocinadas pelo Itaú, tem profissionais perdendo seus empregos e clientes sendo prejudicados com a precarização do atendimento, aumento dos juros e das tarifas bancárias”, acrescenta a diretora.
O secretário de Saúde, Condições de Trabalho e Assuntos Jurídicos do Sindicato, André Luiz de Souza, também ressalta que a sobrecarga de trabalho – causada pelas demissões e acúmulo de clientes em um número menor de agências – associada à pressão por metas tem feito disparar os casos de adoecimento psíquico nos trabalhadores do Itaú.
“Por isto mesmo, a atividade de hoje faz parte também da campanha nacional Menos Metas, Mais Saúde, que busca chamar a atenção da sociedade para a gravidade desta situação. O Sindicato é veementemente contra as demissões sem que minimamente haja a oportunidade de mudar para outra função, ainda mais quem performa adequadamente, e não cessará os protestos até que medidas sejam tomadas pela direção do Itaú de maneira efetiva contra o assédio moral que impera dentro do banco”, completa o dirigente.
Vale lembrar que, somente em 2022, o Itaú lucrou mais de R$ 30 bilhões, com crescimento de 14,5%. O Sindicato reitera que não existe forma humanizada de um banco como o Itaú, altamente lucrativo, demitir pais e mães de família que construíram seus resultados positivos. Um banco tão lucrativo não pode continuar desrespeitando seus trabalhadores e atuando sem responsabilidade social!

Contraf-CUT lança revista inspirada em álbum da Copa e coloca em campo os desafios da categoria bancária

Representantes dos funcionários do Santander entregam minuta de reivindicações ao banco após encontro nacional

CUSC segue sem resposta da Caixa e reforça cobrança por diálogo antes de reunião agendada

28ª Conferência Nacional dos Bancários aprova pauta e define eixos de lutas da Campanha Nacional Unificada

Campanha Nacional dos Bancários 2026 terá identidade visual marcada por esperança, unidade e luta

Categoria debate sobre estratégia de comunicação e organização durante 28ª Conferência Nacional dos Bancários

Lucros recordes do sistema financeiro e endividamento das famílias marcam os desafios da campanha salarial 2026

Consulta Nacional dos Bancários 2026 mostra força da categoria e aponta prioridades para a Campanha Nacional

Conjuntura internacional, guerra tecnológica e desafios do desenvolvimento pautam segundo dia da 28ª Conferência Nacional dos Bancários
Institucional
Diretoria
História
Conteúdo
Acordos coletivos
Galeria
Notícias