O Sindicato dos Bancários de Araraquara e região participa, na manhã desta terça-feira (21), juntamente às demais entidades e associações representativas dos trabalhadores ativos e aposentados do Santander, de ato público contra os ataques do banco espanhol ao plano de saúde e fundo de pensão dos banespianos.
A entidade está representada pelos diretores Marcelo Fabiano Siqueira e Paulo Vicente Fernandes, e por seu presidente Paulo Roberto Redondo.
A atividade sucede a data de 20 de novembro, dia marcante para os banespianos, que há 23 anos vivenciaram o fatídico dia que um banco estrangeiro - o Santander - arrematara o Banespa, um patrimônio inestimável a um valor muito abaixo do estimado, um golpe não só aos trabalhadores, mas aos clientes que também nutriam simpatia pela instituição. Afinal de contas, o Banespa era, sem dúvidas o banco mais importante para o desenvolvimento do estado de São Paulo, além de contar com bancários que trabalhavam com um senso único de humanidade e coleguismo.
Desde então, o Santander tenta apagar pouco a pouco a memória do que existe do Banespa: primeiro o nome, depois o prédio símbolo da cidade, as características de trabalho nas agências e agora, 23 anos depois de colocarem as garras no Banespa, quer apagar seus aposentados e famílias que dependem dos benefícios para manter suas vidas. O Banesprev, que outrora era assegurado por 18 meses no pós-privatização, foi motivo de muita luta e suor para sua manutenção até agora – e é um direito dos participantes uma aposentadoria tranquila.
“Estamos realizando este ato hoje contra a ganância do Santander. Tomamos as ruas para denunciar os ataques do banco espanhol. Não podemos aceitar retrocessos nos direitos dos aposentados. E esta é uma luta apartidária que todos e todas devem encampar. É o momento de fazer nossa voz ser ouvida depois de tantos anos que levaram o banco espanhol a tratarem as vidas dos participantes do Banesprev como gastos desnecessários a serem dizimados. Aposentadoria digna é direito de todos”, destaca o diretor do Sindicato, Paulo Vicente Fernandes.
Emprego bancário segue em queda no primeiro trimestre de 2025, aponta Novo Caged
Justiça acata parcialmente ação da Contraf-CUT contra a Cassi e determina regras para cobrança de contribuições
Santander antecipa 1ª parcela do 13º apenas para empregados admitidos até dezembro de 2024
Coletivo Nacional de Saúde debate mudanças na NR-1 e junta médica
Consulta pública do Banco Central sobre regulação de fintechs termina em 31 de maio
Caixa aprova incorporação de participantes do REB ao Novo Plano
Nova Tabela PIP é aprovada após anos de reivindicação do movimento sindical
Governo Lula estuda maneira de amenizar 'porta giratória'
Bancários fortalecem luta por direitos com eleição no Conade
Institucional
Diretoria
História
Conteúdo
Acordos coletivos
Galeria
Notícias