O Comitê de Política Monetária (Copom), do Banco Central (BC), inicia nesta terça-feira (2) mais uma reunião para definir a taxa básica de juros. Esta é a quinta reunião de 2022 para discutir a Selic. A decisão do Comitê deve ser anunciada nesta quarta-feira (3).
No Boletim Focus desta semana, os analistas do mercado financeiro ouvidos pelo Banco Central disseram que a Selic deverá passar de 13,25% para 13,75% ao ano, com alta de 0,5 ponto percentual. Além disso, os analistas esperam que a taxa permaneça nesse nível até o fim do ano.
Até maio, os comunicados do BC indicavam que o Copom pretendia encerrar o ciclo de elevações da Selic em junho. No entanto, alguns fatores contribuíram para a mudança de rumo dessa decisão como as altas além do previsto promovidas pelos Bancos Central dos Estados Unidos e da Europeu e a inflação no Brasil.
A Selic é o principal instrumento para o controle da inflação. Os analistas consideram que o teto da meta da inflação será estourado pelo segundo ano consecutivo. Esse cenário pode ser visualizado na última edição do boletim Focus, onde estima-se que a inflação fechará o ano em 7,15%.
Dessa forma, a previsão da inflação definida pelo mercado financeiro é maior que a meta definida pelo Conselho Monetário Nacional, que é de 3,5% - com intervalo de tolerância de 1,5 ponto percentual para cima ou para baixo.
Sobre o Copom
O Copom reúne-se a cada 45 dias. No primeiro dia do encontro, são feitas apresentações técnicas sobre a evolução e as perspectivas das economias brasileira e mundial e o comportamento do mercado financeiro. No segundo dia, os membros do Copom, formado pela diretoria do BC, analisam as possibilidades e definem a Selic.
Atendendo à reivindicação do movimento sindical, BB paga PLR nesta sexta-feira (12)
Setembro Amarelo: Agora é lei!
Com divulgação do INPC, veja como fica reajuste salarial e outras verbas da categoria
Bancários defendem no Congresso Nacional redução do IR na PLR
Banco do Brasil: Plano 1 da Previ volta a atuar com superávit
COE Itaú se reunirá na segunda-feira (15) com os representantes do banco
FUNCEF: Campanha sobre a meta atuarial esclareceu participantes e alerta sobre revisão anual da taxa
Fintechs: da promessa de modernização à rota para lavagem de dinheiro
Demissões no Itaú: Coordenação da COE se reuniu com o banco e pediu revisão de desligamentos
Institucional
Diretoria
História
Conteúdo
Acordos coletivos
Galeria
Notícias