
Nos últimos quatro anos, aumentou em 20% o número de trabalhadores que viraram empreendedores após ficarem desempregados, segundo levantamento feito pelo Sindicato da Micro e Pequena Indústria do Estado de São Paulo (Simpi-SP) em conjunto com o Datafolha.
Em 2022, mais da metade dos micro empresários em São Paulo (54%) não estavam trabalhando ao abrir o próprio negócio, enquanto 42% dos entrevistados afirmaram ter deixado um emprego para empreender.
"Estamos vivendo um momento crítico, com a questão da pandemia e a guerra na Ucrânia. Foram muitos baques financeiros e das cadeias produtivas. O que se percebe é que muitas pessoas abriram seu próprio negócio porque não tinham outra opção", afirma Joseph Couri, presidente do Simpi-SP.
A avaliação de Couri leva em consideração os dados nada animadores da Pesquisa Nacional Por Amostra de Domicílio (Pnad), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). No trimestre encerrado em junho, a taxa de desemprego recuou e fechou em 9,3%, ou 10,080 milhões de desempregados, mantendo a trajetória de queda dos últimos meses. Foi o menor índice para o período desde 2015.
Mas, a pesquisa do IBGE também mostrou queda de renda estimada em R$ 2.652, o rendimento médio ficou estável no trimestre e caiu 5,1% em 12 meses. Mostrou ainda mais um recorde na taxa de informalidade (40%), que atinge 39,3 milhões de trabalhadores.
Talvez por isso, a pesquisa do Simpi-Datafolha aponta que subiu neste ano se comparado a 2018, a avaliação de que a situação financeira melhorou após a abertura de empresas.
Para 74% dos entrevistados, a situação atual é melhor do que antes de empreender. Há quatro anos, 58% dos empreendedores estavam satisfeitos.
O levantamento ainda mostra que quase metade dos empreendedores (49%) trabalha seis ou sete dias por semana. E que, neste ano, eles estão trabalhando por mais horas —59% dos empresários afirmaram trabalhar mais de 9 horas por dia. Em 2014, o percentual era de 55%.
A pesquisa foi realizada entre os dias 7 e 27 de julho e ouviu 243 empresários em São Paulo.

Põe Mais Dinheiro Caixa! Afinal, o que é o teto?

COE Itaú entrega pauta de reivindicações ao banco no dia 1º de julho

Caixa volta atrás, atende Sindicato e decide abonar horas dos jogos do Brasil na Copa

CUSC cobra mais transparência e melhorias no atendimento durante reunião com gestores do Saúde Caixa

Super Caixa: participe da consulta e fortaleça a luta por mudanças no programa de remuneração variável

Bancários cobram soluções do INSS para entraves no acesso a benefícios previdenciários

Falta de segurança nos postos de atendimento do Mercantil coloca trabalhadores em risco

Banco do Brasil apresenta proposta insuficiente para recomposição das reservas da Cassi

Categoria bancária entrega minuta de reivindicações à Fenaban
Institucional
Diretoria
História
Conteúdo
Acordos coletivos
Galeria
Notícias