
A representação dos trabalhadores do Itaú tem acompanhado o crescimento preocupante no número de demissões por justa causa no banco, nas últimas semanas.
A CLT (Consolidação das Leis do Trabalho) prevê diversas situações que justificam uma demissão por justa causa. No caso do Itaú, estes desligamentos recentes foram justificados, principalmente, por quatro itens do artigo 482 da CLT: ato de improbidade, mau procedimento, desídia e insubordinação.
A maior parte das recentes demissões por justa causa ocorreu em setores comerciais, em razão de vendas de produtos que teriam sido feitas sem a solicitação do cliente ou adoção de procedimentos incorretos.
Entretanto, como as entidades sindicais representativas têm alertado de forma recorrente, muitas destas práticas que serviram como justificativa para demissões por justa causa não são iniciativas espontâneas dos bancários, mas sim orientações ou pressões de alguns gestores para o cumprimento de metas.
Mesmo quando há orientação da chefia, o trabalhador acaba sendo responsabilizado sozinho. Embora, na última leva de demissões por justa causa, alguns GGAs e GGDs também tenham sido incluídos.
O movimento sindical orienta que os bancários do Itaú não realizem qualquer venda ou procedimento fora das normativas do banco por orientação ou pressão do gestor e, caso identifiquem este tipo de conduta por parte do gestor, denunciem ao Sindicato.
- WhatsApp dos Bancários: (16) 98115-6150
- Fale Conosco
- Jurídico
O Canal de Denúncias do Sindicato dos Bancários de Araraquara e região é sigiloso, seguro e pode ser acionado a qualquer momento. O crescimento das demissões por justa causa não é fruto do acaso. Trata-se de um reflexo da política de metas e da prática de gestão baseada na pressão e no risco transferido para o trabalhador.
O Sindicato seguirá atuando na defesa dos trabalhadores e cobrando responsabilidade da direção do banco.

GT de Saúde cobra explicações do Itaú sobre convocações indevidas, canal de denúncias e descontos em contracheques

Campanha de Sindicalização: SEEB Araraquara premia 24 bancários associados em sorteio especial de fim de ano

ANBIMA altera certificações em 2026: veja o que muda e como se preparar

Pesquisa de satisfação 2025: participe e diga sua opinião sobre o Saúde Caixa

Maioria dos trabalhadores considera sindicatos importantes e quer carteira assinada, aponta Vox Populi

Direção Nacional define data do Congresso da Contraf-CUT

As 4 engrenagens que tornam o crédito no Brasil um agente de empobrecimento

Santander promove reestruturação sem diálogo prévio e movimento sindical cobra reunião urgente

Caixa: Fechamento de agências prejudica a todos
Institucional
Diretoria
História
Conteúdo
Acordos coletivos
Galeria
Notícias