
Após pressão das entidades representativas e bancários de todo o país, o PDL 708/2009, de autoria da deputada federal Erika Kokay (PT-DF), foi aprovado na Comissão de Seguridade Social e Família (CSSF).
O projeto que anula os efeitos da Resolução CGPAR 25/2018, que estabelece diretrizes e parâmetros para as empresas estatais federais quanto ao patrocínio de planos de benefícios de previdência complementar, com parecer da relatora deputada Benedita da Silva (PT-RJ), foi aprovado com emenda substitutiva.
A CGPAR 25 precisa ser sustada a exemplo do que houve com a CGPAR 23 pois orienta as estatais a modificarem seus planos de previdência complementar, como a Funcef, retirando direitos dos participantes e reduzindo as responsabilidades das empresas públicas. Com a aprovação, o texto para sua sustação segue para a Comissão de Constituição e Justiça e Cidadania (CCJC).
Um dos objetivos do governo ao tentar implementar os itens da resolução 25 da CGPAR é reduzir os custos e as provisões das empresas públicas com o chamado “benefício pós-emprego”. Assim, a resolução prevê mudanças ou mesmo a extinção dos planos de benefício definido (BD, como o REG/REPLAN) e contribuição variável (CV, como o Novo Plano e REB), substituindo-os pelos estruturados na modalidade de contribuição definida (CD). Na modalidade CD, a patrocinadora não tem responsabilidade nenhuma com eventuais equacionamentos. Também está previsto a redução de contribuições, diminuindo ainda mais o desembolso das estatais com os planos.
Para o presidente da Fenae, Sergio Takemoto, este avanço é de extrema importância para toda a categoria. “Mais uma vez foi possível mostrar o quão é importante a mobilização e a unidade dos trabalhadores e trabalhadoras de todo o país, junto com os parlamentares que lutam em defesa dos direitos. A resolução tem um viés mercadológico, que dá abertura de os planos serem transferidos para a iniciativa privada. Então é de extrema importância que a gente continue pressionando e barre a tentativa deste governo em acabar com os nossos planos de previdência”.
A matéria segue para Comissão de Constituição e Justiça e Cidadania (CCJC).
Apoie o PDL 708/2019
Para ajudar a pressionar os deputados e a acelerar a tramitação do Projeto, responda à enquete na Câmara dos Deputados: https://forms.camara.leg.br/ex/enquetes/2230215

Governo instala comitê do Plano Nacional de Cuidados “Brasil que Cuida”

Super Caixa: movimento sindical lança campanha Vendeu/Recebeu

Estudo da USP revela que alta de juros aumenta mais o desemprego entre homens negros

Santander divulga agenda de expediente de fim de ano para os empregados

Campanha de Sindicalização: Bancário do Mercantil é o contemplado com voucher-viagem de R$ 10 mil da Fetec-CUT/SP

Hoje é o último dia para participar da Campanha Natal Solidário: sua doação ainda pode transformar vidas

Super Caixa: empregados criticam programa de premiação do banco

Cassi: BB apresenta proposta de antecipação de valores aquém das necessidades da caixa de assistência

Senado avança em PEC que reduz jornada de trabalho para 36 horas semanais
Institucional
Diretoria
História
Conteúdo
Acordos coletivos
Galeria
Notícias