A Funcef está realizando desde de segunda-feira (1) uma consulta aos participantes do REG/Replan, que ficará aberta até às 10h do dia 8 de novembro, para mensurar o interesse em alongar o prazo de pagamento dos equacionamentos, uma possibilidade prevista na Resolução nº 30/2018 do Conselho Nacional de Previdência Complementar (CNPC 30).
Podem votar participantes ativos, aposentados e pensionistas do REG/Replan maiores de 18 anos e com situação ativa no plano.
> CLIQUE AQUI para votar na consulta
A consulta aos participantes sobre o CNPC 30 é um reivindicação antiga do Sindicato e da Fenae (Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa Econômica Federal). Agora, finalmente atendida, é muito importante que os participantes do REG/Replan a respondam. Entretanto, infelizmente, o prazo estabelecido para o encerramento da consulta é muito curto; as entidades já cobraram da Funcef, em ofício, a ampliação.
O movimento sindical defende, desde outubro de 2018, quando a Resolução 30 no CNPC foi publicada, que a Funcef faça a revisão do equacionamento e dilate o prazo de pagamento das contribuições extraordinárias.
Tire suas dúvidas
O que é a CNPC 30?
A Resolução do Conselho Nacional de Previdência Complementar “dispõe sobre as condições e os procedimentos a serem observados pelas entidades fechadas de previdência complementar na apuração do resultado, na destinação e utilização de superávit e no equacionamento de déficit dos planos de benefícios de caráter previdenciário que administram, bem como estabelece parâmetros técnico-atuariais para estruturação de plano de benefícios”.
Quais as opções que o participante terá?
O que a Funcef está realizando é consulta, conforme prevê seu estatuto. Essa consulta, segundo a Funcef, tem por finalidade “instruir a decisão de órgãos colegiados deliberativos da fundação sobre eventual alteração”. Portanto os participantes poderão responder, mas não determinam a mudança, que é atribuição do Conselho Deliberativo.
O participante poderá manifestar-se por:
a) MANTER os prazos dos equacionamentos nos moldes atuais, bem como os montantes estabelecidos a equacionar e as taxas de contribuições extraordinárias.
b) ALTERAR os prazos dos equacionamentos, estendendo-os para três vezes a duração do passivo vigente do plano de benefícios, o que permitiria reavaliar os montantes a equacionar com esperada redução das taxas de contribuições extraordinárias.
Qual o quórum pretendido pela Funcef?
O objetivo da Funcef é que pelo menos 20% dos participantes ativos e assistidos de cada uma das modalidades do REG/Replan (Saldado e Não Saldado) se manifestem na consulta. A Fundação informa que considerará o resultado validado por maioria simples dos votos.
O que a CNPC 30 diz sobre o equacionamento para planos de benefícios definido, como é o caso do Reg/Replan nas modalidades de Saldado e Não Saldado?
Prazo para equacionamento:1,5 x prazo de duração do passivo do plano de benefícios. Para planos em extinção – não admitem novos participantes, a exemplo do Reg/Replan, tanto com benefício Saldado quanto Não Saldado – diz a norma que “O prazo poderá ser estendido e compatibilizado com aquele previsto para a liquidação dos compromissos do plano de benefícios, desde que o plano de equacionamento contemple o valor atualizado da totalidade do déficit técnico acumulado.”
Qual o prazo?
Prazo para início: até o final do exercício subsequente, se o déficit for superior ao limite calculado pela seguinte fórmula:
Déficit Técnico Acumulado = 1% x (duração do passivo - 4) x Provisão Matemática
De acordo com a Funcef em relação ao prazo permitido na legislação, apesar da possibilidade de conciliação com o fluxo do pagamento de benefícios, os estudos constataram que há uma pequena redução nas taxas de contribuições extraordinárias com o incremento de um ano ao prazo de amortização no período que ultrapassa 3 vezes a duração do passivo, de forma que foi mantido o citado prazo para fins de revisão dos equacionamentos.
Qual a estimativa de redução dos percentuais nas contribuições extraordinárias?
De acordo com informações do portal da Funcef, para o REG/REPLAN Saldado a alíquota passaria dos atuais 19,25% para 13,20%, representando em redução média de 31% no valor da contribuição mensal.
Já para o Não Saldado, as alíquotas se dão de acordo a faixa salarial/benefício do participante, conforme tabela abaixo da totalidade dos planos de equacionamento, representando em redução média de 33%.
Como ficam as contribuições extraordinárias em caso de falecimento do participante, com dependentes e sem dependentes?
Continuam sendo recolhidas, com percentuais definidos aplicados sobre o valor da pensão.
A manifestação nessa consulta de alguma forma compromete eventuais ações, atuais e futuras, na Justiça que questionem o equacionamento?
No entendimento da Fenae, não existe nenhuma relação uma vez que você está respondendo a uma consulta.
Esta questão não cabe ser analisada única e exclusivamente pelo aspecto financeiro. Estamos falando de um cenário que no futuro tende a ser diferente do atual.
Equacionamento é dívida?
Não. O equacionamento, em caso de déficit, define contribuições extraordinárias para integralizar reserva destinada a pagamento de benefícios. Resultados superavitários podem, como ocorreu com o Não Saldado em 2020, reduzir essas contribuições.
Porque trocar 10 anos de prazo por 40 anos e ter uma redução pequena no atual desconto? Será incluído mais déficit na nova contribuição? Quais anos? Só 2017, atualizado até 2020?
A estimativa publicada pela Funcef considera déficit de 2017, em valores atualizados a 2020. A ampliação de prazo permite redução imediata em aproximadamente um terço das contribuições extraordinárias atuais.
Live
Na quinta-feira (4), será realizada uma live sobre o REG/Replan e a possibilidade de alongar o prazo de pagamento dos equacionamentos.
“Os participantes que tiverem dúvidas sobre a CNPC 30 e a possibilidade da sua aplicação ao Reg/Replan devem aguardar pela live desta quinta. Vamos esclarecer todas as dúvidas e dar todas as orientações necessárias”, orienta Valter San Martin, suplente eleito no Conselho Fiscal da Funcef.
Sindicato marca presença em debate nacional sobre organização sindical do setor financeiro
Quem sempre cuidou do Brasil merece ser cuidado: bancários de Araraquara protestam em defesa do Saúde Caixa
Bancários do Bradesco realizam assembleia dia 18 para deliberar sobre Acordo de CCV
Desemprego recua para 5,6%, a menor taxa desde 2012, mostra IBGE
Demissões no Itaú: Intransigente, banco não voltará atrás
Dia Nacional de Luta em Defesa do Saúde Caixa será realizado nesta quarta-feira (17)
Movimento sindical e Bradesco assinam acordo de PPR Supera e PRB
Contraf-CUT e Bradesco assinam acordo nacional para implementação de CCV
Atendendo pedido do movimento sindical, Bradesco adianta PLR para 19 de setembro
Institucional
Diretoria
História
Conteúdo
Acordos coletivos
Galeria
Notícias