Não bastasse a sobrecarga diária nas agências da Caixa, os empregados e empregadas agora estão enfrentando problemas no atendimento de usuários do aplicativo Caixa Tem.
Muitos deles têm dificuldades com o uso da tecnologia e por isso não têm conseguido gerar o código de autorização de saques pelo app. Assim, pedem auxílio aos empregados, que liberam o saque pelas agências. Acontece que esse processo demanda que o bancário faça a digitalização dos documentos do cliente, o que gera outro entrave: o sistema de digitalização do banco está lento e resulta em erro no upload do documento, não finalizando o processo ou gerando várias tentativas até que se complete.
Para piorar a situação, desde segunda-feira (11), a Caixa instituiu um Termo de Aceite de Responsabilidade, que deve ser assinado pelo empregado antes de liberar o saque, declarando que houve a digitalização dos documentos de identificação e da assinatura do usuário – o que por conta da lentidão do sistema demanda tempo excessivo, muitas vezes impedindo que seja realizado antes da assinatura do Termo – e, num segundo campo, declarando saber que, caso isso não tenha sido cumprido, está sujeito à apuração de responsabilidade.
Pressão constante
E os empregados em agências lotadas, com poucos funcionários e com o sistema lento e ineficiente, sentem-se ainda mais pressionados. Muitas vezes não há scanners suficientes para atender a demanda, e os trabalhadores ficam duplamente pressionados: pela empresa, que não dá condições de trabalho e ainda os ameaça com processos disciplinares, e pela população, que tem de esperar ainda mais tempo para o atendimento, gerando riscos inclusive de agressões, como infelizmente tantas vezes já foi acompanhado pelo movimento sindical.
É válido ressaltar que a crítica não é sobre os procedimentos de segurança adotados pelo banco, importantes para evitar fraudes e resguardar o patrimônio, que é público inclusive. Mas, para isso é preciso que haja condições de serem cumpridos.
É válido destacar ainda que a falta de empregados voltados para o atendimento ao público é outro grave problema. A Caixa é um banco público, que lida com programas sociais e presta um atendimento importante para a parcela da população menos favorecida, excluída dos demais bancos. Esse é um papel fundamental da instituição, mas precisa de mais pessoal voltado para o atendimento ao público, já que muitos empregados das agencias não atendem a população porque precisam bater as metas abusivas do Conquiste.
Sem dúvida nenhuma, a realidade do dia a dia das agências não foi levado em conta quando se estipulou um termo de aceite que transfere a responsabilidade para o empregado já muito sobrecarregado nas unidades lotadas do banco, e sem fornecer com isso as condições mínimas para que esse termo possa ser cumprido.
Santander antecipa 1ª parcela do 13º apenas para empregados admitidos em dezembro de 2024
Coletivo Nacional de Saúde debate mudanças na NR-1 e junta médica
Consulta pública do Banco Central sobre regulação de fintechs termina em 31 de maio
Caixa aprova incorporação de participantes do REB ao Novo Plano
Nova Tabela PIP é aprovada após anos de reivindicação do movimento sindical
Governo Lula estuda maneira de amenizar 'porta giratória'
Bancários fortalecem luta por direitos com eleição no Conade
Dia Nacional de Luta: bancários de Araraquara protestam em defesa do Saúde Caixa
Pejotização irrestrita fará trabalhador perder todos direitos, alertam ABRAT e MPT
Institucional
Diretoria
História
Conteúdo
Acordos coletivos
Galeria
Notícias