Caravanas da FETEC-CUT/SP 2026 iniciam nesta quarta-feira (24)
Data: 23/06/2026 às 17:22
Fonte: Fetec-CUT/SP

A Caravana da FETEC-CUT/SP começa nesta quarta-feira (24), data em que o Comando Nacional dos Bancários entrega à Fenaban (Federação Nacional dos Bancos) a Minuta de Reivindicações da Campanha Nacional 2026. O lançamento oficial acontece na capital paulista e marca o início de uma das maiores mobilizações da categoria bancária no país.

Criada em 2000, a Caravana percorre anualmente todas as cidades-polo dos sindicatos filiados à FETEC-CUT/SP. Tradicionalmente, a estreia ocorre na capital, com o Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região, que reúne a maior base de trabalhadores bancários do Brasil, com mais de 100 mil profissionais.

Para a presidenta da FETEC-CUT/SP, Aline Molina, a campanha deste ano ultrapassa as pautas corporativas e dialoga com temas que impactam toda a sociedade.

“Além da nossa luta pela garantia e ampliação de direitos, a categoria estará unida em defesa da democracia e da soberania nacional. Nossa campanha também é uma luta por uma sociedade mais justa e igualitária e por um sistema financeiro acessível a toda a população brasileira”, afirma.

Ao longo de sua trajetória, a Caravana consolidou-se como um importante instrumento de diálogo com a população. Além das atividades sindicais, promove intervenções culturais, apresentações musicais e teatrais em ruas e centros comerciais, ampliando o debate sobre temas como assédio moral, condições de trabalho e qualidade do atendimento bancário.

Em Araraquara, bancários e bancárias receberão a Caravana no dia 3 de julho.

Neste ano, duas campanhas ganham destaque especial durante a mobilização.

Quero + Agências

A campanha “Quero + Agências” convoca bancários e sociedade a se mobilizarem contra o fechamento de unidades bancárias em São Paulo. A iniciativa defende o atendimento presencial, a preservação dos empregos e o fortalecimento da economia local.

A secretária-geral da FETEC-CUT/SP, Ana Lúcia Ramos Pinto, alerta para os impactos sociais da redução da rede bancária.

“Os bancos tentam vender a ideia de que tudo pode ser resolvido por aplicativo, mas a realidade é muito diferente. Estamos vendo cidades inteiras perdendo agências, com pessoas, principalmente idosos, sendo obrigadas a percorrer longas distâncias para obter atendimento presencial. É um problema grave que afeta a economia local, compromete o acesso a serviços essenciais e amplia desigualdades”, destaca.

Bancários contra o feminicídio

Outro eixo da Caravana será a campanha “O problema é todo nosso! Bancários contra o feminicídio”, que busca envolver os homens bancários no enfrentamento ao machismo, à misoginia e à violência contra as mulheres.

Para Roberto Rodrigues, diretor administrativo da FETEC-CUT/SP e um dos coordenadores da iniciativa, o enfrentamento à violência de gênero exige participação ativa dos homens.

“A categoria bancária sempre esteve na vanguarda das conquistas relacionadas à igualdade de gênero, mas ainda há muito a avançar. E esse avanço depende fundamentalmente dos homens. Somos nós que precisamos rever comportamentos, romper silêncios e enfrentar práticas que reproduzem violência e desigualdade”, afirma.

As duas campanhas foram lançadas oficialmente durante a 28a Conferência Estadual da FETEC-CUT/SP, realizada no dia 13 de junho deste ano.

Roteiro 

Após o lançamento em São Paulo, a Caravana da FETEC-CUT/SP percorrerá Presidente Prudente, Assis, Barretos, Catanduva, Araraquara, Limeira, Bragança Paulista, Jundiaí, Registro, Guarulhos, Taubaté, Mogi das Cruzes e encerrará sua jornada no ABC Paulista, em 17 de julho.

Outras notícias

(16) 3336-6700 / 3335-6333 / 3331-3771

Rua Pedro Álvares Cabral, 1902 - Centro CEP: 14801-390 - Araraquara - SP

  • Siga-nos nas redes sociais:

2020 - www.bancariosararaquara.org.br - Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por: Connect Core