
Há um pouco mais de um ano, o Movimento Sindical Bancário conquistou um acordo garantindo a compensação de horas para os bancários do Santander que ficaram em casa durante a pandemia, mas não puderam trabalhar presencialmente por pertencer ao grupo de risco, idosos ou gestantes. Além disso, o banco não ofereceu equipamento ou acesso ao sistema para todos os funcionários para que realizassem as atividades em home office.
O acordo se estende até agosto de 2023.
Na última terça-feira (25/7), a COE Santander, representando o Sindicato dos Bancários de Araraquara e região, reuniu-se com o banco cobrando a anistia das horas negativas geradas no período da pandemia.
Wanessa de Queiroz, coordenadora da COE, informa que o banco apresentou o número de trabalhadores que fizeram a compensação parcial e os que não conseguiram fazer a compensação das horas conforme previsto no acordo.
“Representantes dos trabalhadores pedem, no entanto, a anistia total das horas desses funcionários que, em grande parte, pertencem ao grupo de risco, como mulheres que retornaram da licença maternidade, idosos e dirigentes sindicais”, explicou a dirigente, lembrando que muitos bancários fizeram um grande esforço para compensação das horas e não podem ser penalizados, já que se tratou de um problema de saúde pública mundial.
A COE informa que o banco se comprometeu a tratar do assunto e retomar as negociações na segunda quinzena de agosto. “Aguardamos a retomada das negociações com o banco e com a anistia total das horas conforme reivindicação do movimento sindical”, reforçou Wanessa.

Em reunião com a Cassi, conselheiros do Economus cobram atendimento nas CliniCASSI

Negando pedido do Sindicato, Caixa exigirá compensação das horas em jogos do Brasil na Copa

Caravanas da FETEC-CUT/SP 2026 iniciam nesta quarta-feira (24)

Contraf-CUT lança revista inspirada em álbum da Copa e coloca em campo os desafios da categoria bancária

Representantes dos funcionários do Santander entregam minuta de reivindicações ao banco após encontro nacional

CUSC segue sem resposta da Caixa e reforça cobrança por diálogo antes de reunião agendada

28ª Conferência Nacional dos Bancários aprova pauta e define eixos de lutas da Campanha Nacional Unificada

Campanha Nacional dos Bancários 2026 terá identidade visual marcada por esperança, unidade e luta

Categoria debate sobre estratégia de comunicação e organização durante 28ª Conferência Nacional dos Bancários
Institucional
Diretoria
História
Conteúdo
Acordos coletivos
Galeria
Notícias