
A Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa Econômica Federal (Fenae) e a Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf/CUT), representando o Sindicato dos Bancários de Araraquara e região, vão se reunir com a presidência da Fundação dos Economiários Federais (Funcef), em junho, para tratar de assuntos de interesse dos participantes, a exemplo do equacionamento, estatuto, dentre outros.
“Precisamos estabelecer um processo de diálogo e de negociação com a nova direção da Funcef, para buscar soluções para problemas que afligem os participantes e questões que têm impactado a governança da fundação”, diz Sergio Takemoto, presidente da Fenae.
Uma das preocupações das entidades representativas é o equacionamento. “Desde 2018 a Funcef informa que está estudando o tema e até hoje não apresentou uma proposta para aliviar os impactos financeiros sofridos pelos participantes que pagam equacionamento há cinco anos”, explica o presidente da Fenae.
A Federação cobrou, à época, da Fundação a aplicação da Resolução CNPC 30/2018, que permite a redução das alíquotas mensais do equacionamento do REG/Replan Saldado e Não Saldado. A Fenae, inclusive, elaborou uma proposta para implementar a resolução, prevendo uma redução maior no valor do equacionamento, do que os cerca de 25% previstos na norma, para redução das alíquotas mensais pagas pelos participantes.
Em consulta realizada em 2021 pela Funcef, os participantes optaram pela não aplicação da medida. No entanto, a Fenae critica a maneira como a enquete foi feita, sem debater os detalhes da resolução.
A necessidade de mudanças no equacionamento foi apontada pelo Grupo de Trabalho (GT) da área de Previdência Social, na transição de governo. O GT sugeriu mudanças no tratamento dos déficits dos planos de benefícios operados pelas Entidades Fechadas de Previdência Complementar (EFPC), como a Funcef.
Uma das sugestões de medidas prioritárias é a alteração ou revogação da Resolução 30 do Conselho Nacional de Previdência Complementar (CNPC), que pode suspender temporariamente o equacionamento pago pelos participantes por meio das contribuições extraordinárias.
Em entrevista ao O Globo, em 5 de maio, o presidente da Funcef, Ricardo Pontes, informou que foi criado um grupo de trabalho com objetivo de discutir alternativas “a fim de reduzir os valores que os participantes estão pagando a mais”, que serão submetidas aos órgãos controladores.
“As entidades representativas dos aposentados e empregados da Caixa vão reforçar a cobrança de medidas para evitar que não recaia sempre para o participante a responsabilidade sobre o pagamento do déficit”, frisou Takemoto.
Estatuto
Outro ponto a ser debatido na reunião com a presidência da Funcef é o novo estatuto da fundação, que enfraqueceu a representação dos participantes dentro da Fundação e ampliou o poder da patrocinadora.
As mudanças provocaram um verdadeiro desmonte na democratização da gestão da Fundação conquistadas pelos participantes a partir de 2001, com a das diretorias executivas, de seis para quatro, e a alternância dos mandatos dos diretores, com substituição de metade dos integrantes a cada dois anos.
"Nossa luta sempre foi por uma gestão participativa, colaborativa e transparente na Funcef. Vamos continuar cobrando e mobilizando a todos para manter essa nossa conquista", ressaltou o presidente da Fenae.

Santander divulga agenda de expediente de fim de ano para os empregados

Campanha de Sindicalização: Bancário do Mercantil é o contemplado com voucher-viagem de R$ 10 mil da Fetec-CUT/SP

Hoje é o último dia para participar da Campanha Natal Solidário: sua doação ainda pode transformar vidas

Super Caixa: empregados criticam programa de premiação do banco

Cassi: BB apresenta proposta de antecipação de valores aquém das necessidades da caixa de assistência

Senado avança em PEC que reduz jornada de trabalho para 36 horas semanais

Entenda por que Copom erra ao manter juros em 15%

Déficit do Saúde Caixa confirma acerto da categoria ao aprovar novo ACT

Categoria bancária reforça luta contra violência de gênero
Institucional
Diretoria
História
Conteúdo
Acordos coletivos
Galeria
Notícias