
A Campanha de Sindicalização 2025 da FETEC-CUT/SP superou as expectativas e alcançou um dos maiores resultados de sua história, com mais de 700 novas adesões nos sindicatos de sua base, com exceção do sindicato de São Paulo, que realiza mobilização própria de sindicalização.
Os dados da Campanha da FETEC foram divulgados na tarde desta terça-feira (9) pela presidenta da federação, Aline Molina, durante a prestação de contas da entidade.
“É de fato um número histórico, sendo o melhor desde 2011, quando a campanha foi criada na gestão do Alemão (Luiz César de Freitas). Temos muito orgulho, porque nossos sindicatos se destacam amplamente. Enquanto a média de filiação das entidades da CUT gira entre 10% e 20%, os nossos alcançam de 60% a 80%.”
Ana Lúcia Ramos Pinto, secretária-geral da FETEC, destaca que o êxito da mobilização só foi possível graças ao trabalho dos sindicatos.
“Nossos dirigentes são extraordinários porque defendem os trabalhadores com o coração. Quando vão à base apresentar a importância da filiação, são recebidos com admiração e respeito. Esse desempenho da Campanha demonstra a confiança e o reconhecimento do trabalho incansável de cada sindicato da nossa base em defesa dos trabalhadores bancários de todo o estado de São Paulo.”
Taxa de sindicalização volta a crescer no país
O alto índice de sindicalização registrado na campanha da FETEC acompanha uma tendência nacional. A taxa de sindicalização no Brasil voltou a crescer em 2024 após anos de queda, alcançando 8,9% dos trabalhadores. O avanço representa um aumento de 9,8% em relação a 2023 e totaliza cerca de 9,1 milhões de pessoas sindicalizadas, impulsionado principalmente pela retomada do emprego formal.
A reversão da tendência interrompe uma longa sequência de declínios e eleva o indicador ao maior patamar desde 2012. Para entidades sindicais e análises baseadas em dados do IBGE, o movimento reflete tanto a melhora do mercado de trabalho quanto a renovada percepção da importância da organização coletiva.
Sorteio premia bancários de Araraquara e Guarulhos
Para encerrar com chave de ouro uma das mais fortes mobilizações de sindicalização da história da FETEC, a direção realizou um grande sorteio envolvendo os 14 sindicatos de sua base, com exceção do sindicato de São Paulo.

Neste ano, a FETEC sorteou um voucher de viagem no valor de R$ 10 mil, exclusivo para os novos sindicalizados. As adesões foram encerradas em 27 de novembro, e o prêmio ficou com um bancário de Araraquara.

Para contemplar os filiados antigos, a entidade sorteou uma moto Honda ADV 150 zero quilômetro, cujo ganhador pertence ao sindicato de Guarulhos.

Sistema financeiro brasileiro nega crédito como direito e mantém lógica de exclusão social

Sindicato garante avanços e alerta bancários sobre direitos e prazos no Bradesco

Caixa responde ofício da Contraf-CUT e marca negociação com a CEE

Dia da Visibilidade Trans expõe as contradições entre direitos, trabalho e violência

Mesmo com inflação desacelerando, BC escolhe penalizar população com juros em 15%

Doenças afastaram 4,1 milhões de trabalhadores de suas funções em 2025

Funcef detalha alternativas para resolver passivo previdenciário que atinge empregados da Caixa

COE do Santander cobra mais transparência em mesa sobre diversidade e segurança bancária

BB anuncia mais de 1.100 novas funções comissionadas e mudanças no atendimento especializado
Institucional
Diretoria
História
Conteúdo
Acordos coletivos
Galeria
Notícias